Na Roda Gigante, visitantes contemplaram a vista das 3 fronteiras. Foto: Rodrigo Mattjie

A convite do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), jornalistas passaram pelos principais pontos da cidade

Nas Cataratas, jornalistas fizeram trilha, se maravilharam com a paisagem e, ainda, fizeram o Macuco Safari. Foto: Rodrigo Mattjie

Um grupo de jornalistas da América do Sul passou dois dias explorando os atrativos e as belezas naturais de Foz do Iguaçu. Os profissionais do Chile, da Argentina e da Colômbia estiveram no Estado a convite do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e puderam conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Paraná, passando por Curitiba, Ilha do Mel, Morretes, Pontal do Paraná, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

A experiência turística, segundo a consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, visava apresentar o turismo do Paraná para os jornalistas dos países vizinhos, a fim de valorizar o destino paranaense e, também, mostrar que o Estado oferece experiências diferentes para pessoas de todas as idades e dos mais diferentes perfis.

“Desde o momento em que o grupo chegou ao Paraná, foi feito um esforço para que os jornalistas pudessem vivenciar alguns dos principais destinos turísticos do Estado. Em Foz do Iguaçu, contamos com a parceria do Visit Iguassu e oportunizamos ao grupo um roteiro que mostrava as belezas naturais, com os atrativos ao ar livre, mas, também, as opções em
ambientes fechados”, comenta.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Durante a passagem pela Terra das Cataratas, o grupo ficou hospedado no Hotel Gran Carimã Resort e começou os passeios na segunda-feira (10) com uma visita na Usina de Itaipu. Depois, conheceram as Cataratas, almoçaram no Porto Canoas, fizeram o Macuco Safari e estiveram na Churrascaria Show Rafain. Na terça-feira (11), o roteiro foi composto por uma visita no Parque das Aves, Movie Car, almoço no Motor Show, visita ao Bar de Gelo e Vale dos Dinossauros, passeio na roda gigante Yup Star, Marco das 3 Fronteiras e jantar no restaurante Cabeza de Vaca.

“Foi um roteiro corrido e bastante agitado. Mas, conseguimos levar os jornalistas para alguns dos principais passeios de Foz do Iguaçu e mostrar o quanto a nossa cidade pode impressionar. Mundialmente, somos conhecidos pelas Cataratas, mas, aos poucos, estamos conseguindo mostrar que Foz tem muito mais a ser explorado”, pontua o assessor de imprensa do Visit Iguassu, Rodrigo Mattjie.

Um roteiro inesquecível
Para o jornalista chileno representante do Apuntes y Viajes, Hernán Castro Dávila, o passeio por Foz do Iguaçu foi memorável. A experiência foi, segundo ele, completa e inspiradora.

“Eu já conhecia o Brasil, mas foi a primeira vez que fiz esse roteiro pelo Paraná. Fiquei bastante impressionado com as opções turísticas e gastronômicas, mas, principalmente, pela abrangência dos destinos, pois é possível aproveitar o turismo do Estado em qualquer idade e em qualquer clima”, indicou.

Em Foz do Iguaçu, Hernán garantiu uma lembrança especial ainda durante o primeiro passeio: uma pelúcia de um quati, animal bastante presente nas paisagens da cidade. Ele aproveitou para criar o personagem “El Quati” para posteriormente mostrar no Instagram como a cidade é acolhedora e diversificada.

“É uma forma diferente de mostrar a cidade através da visão do El Quati. É como se fosse um dia com ele por Foz do Iguaçu. É um bichinho que vai andar bastante”, brincou Hernán.

El Quati se tornou um dos protagonistas da passagem do grupo por Foz do Iguaçu. Crédito: Hernán Dávila.

Intercâmbio cultural

O jornalista Mauricio Barrantes, do jornal Publimetro, da Colômbia, morou no Brasil por alguns anos e conhecia algumas partes do Paraná. Diante da experiência vivida, ele planeja voltar para casa e escrever sobre os atrativos e as belezas naturais do Estado, mas, principalmente, sobre um quesito singular: a mistura cultural.

“Em Curitiba, conhecemos as influências ucranianas. Em Foz do Iguaçu, tivemos contato com um pouco da cultura paraguaia e argentina. Isso demonstra o quanto as raízes culturais paranaenses são diversificadas. É incrível poder conhecer tudo isso em apenas um Estado”, destacou.

Do passeio completo, Mauricio garante que também vai lembrar com carinho dos aspectos naturais paranaenses.

“Eu fiquei encantado! A natureza no Paraná é bela. O Buraco do Padre, em Ponta Grossa, por exemplo, é um lugar incrível, sem igual. Ter estado lá foi emocionante… E o que dizer das Cataratas? Uau!”, complementou o jornalista.

Em Foz do Iguaçu, o grupo foi acompanhado pelo gerente de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Aguinaldo Mascarenhas Diniz; o assessor da Gerência de Relações Institucionais da Embratur, Helber Rubens Santos; o assessor de imprensa do Visit Iguassu, Rodrigo Mattjie; pela consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre e pela coordenadora da regional Oeste da Paraná Turismo, Eliane da Luz.

Na Roda Gigante, visitantes contemplaram a vista das 3 fronteiras. Foto: Rodrigo Mattjie