Da Redação
Até o início da tarde desta quinta-feira (24), o aviso máximo do Instituto Nacional de Meteorologia para a área que inclui Toledo era de Alerta Laranja, que indica perigo de alagamentos e transbordamentos de rios.
No entanto, desde às 15h, os municípios da região Oeste do Paraná entraram em Alerta Vermelho, que indica grande perigo. Isso representa grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
O Instituto Nacional de Meteorologia anunciou o perigo de chuvas intensas na região, com precipitação superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, podendo ser acompanhada por ventos superiores a 100 km/h.
O Alerta Vermelho do INMET segue até as 10h desta sexta-feira (25). Em sua página na internet, o Instituto Nacional de Meteorologia fez as seguintes recomendações:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Temporal em Toledo
Em Toledo, foram registrados alguns transtornos e estragos provocados pela forte chuva que caiu no início da tarde, por volta das 13h. A Unidade Básica de Saúde do Jardim Concórdia ficou destelhada, assim como a Central de Especialidades, localizada na Vila Paulista.

A estrada que liga Novo Sobradinho a Vila Nova ficou obstruída e algumas casas foram atingidas por árvores que caíram. Há relatos de que muitas casas em Toledo ficaram sem energia elétrica.

Estragos na região
Outros problemas também foram constatados na região. Em Foz do Iguaçu, o temporal provocou alagamento. Em Santa Helena e Marechal Cândido Rondon houve quedas de árvores e vias públicas ficaram obstruídas.

Em Mercedes, um aviário em fase de construção caiu na comunidade de Sanga Mineira. O telhado que cobria e estrutura ficou todo retorcido e as paredes danificadas. A destruição foi considerada total pelo avicultor, e o prejuízo, estimado em R$ 1 milhão. Suspeita-se que um tornado foi o responsável pelo estrago.

Em São Miguel do Iguaçu, granizo atingiu lavouras, casas foram destelhadas e postes caíram junto com árvores.
Tornado
Alguns dos maiores estragos foram registrados em Pato Bragado, onde o temporal atingiu o barracão de um fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, uma oficina e duas residências bem próximas, que foram abaladas por uma torre. Os bragadenses relatam que o fenômeno que passou pela cidade pode ter sido um tornado.

Uma torre de internet, da empresa Vip Net, caiu sobre duas casas, danificando o portão de uma e o telhado de outra. E o barracão industrial da Schemaq veio abaixo. A empresa mantinha seu estoque de maquinários em um barracão, que ficou destruído, causando um prejuízo estimado em R$ 5 milhões.
