Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo vai propor lei de transparência sindical para os servidores públicos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A minuta do documento ainda está sendo elaborada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e será apresentada nos próximos dias.

O Governo do Paraná vai encaminhar para a Assembleia Legislativa nos próximos dias um projeto de lei que pretende tornar mais transparente a relação entre o Estado e sindicatos e associações que representam servidores públicos. O texto está na esteira do projeto de modernização da máquina pública, em vigor desde 2019, e também leva em conta o acesso à informação, direito fundamental dos cidadãos.

A minuta do documento ainda está sendo elaborada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e será apresentada nos próximos dias. O objetivo é que sindicatos e associações que representam servidores públicos e que tenha qualquer tipo de convênio com o Estado sejam obrigados a publicar, mensalmente, o que gastam com os salários dos diretores. Outro ponto deve ser a apresentação do balanço de utilização de recursos públicos, protegendo o servidor de entidades que não os aplicam de forma responsável.

A proposta também deve ter impacto sobre recursos estaduais utilizados pelas Organizações da Sociedade Civil e o terceiro setor, o que está amparado pelos mesmos princípios das leis gerais de transparência, como a Lei de Acesso à Informação. Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real