Foto: Ricardo Morante/Secom

Empresários do ramo de bares, lanchonetes, lojas de conveniências e restaurantes foram atendidos, na manhã desta sexta-feira (19), por representantes do Governo Municipal. A intenção era reivindicar mudanças no horário para a circulação de pessoas previsto no Decreto Estadual nº 7.122/2021. Atualmente, o Paraná permite o trânsito de pessoas entre às 5h e às 20h.

Segundo os representantes do setor, a norma tem dificultado a manutenção das atividades deste segmento, o que motivou alguns proprietários a expor a situação em forma de protesto no Centro Cívico. Após o ato, lideranças do movimento foram recebidas pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. O prefeito Beto Lunitti, que está em isolamento devido à Covid-19, participou da reunião virtualmente. 

Dorfschmidt reafirmou aos empresários a sensibilidade do Governo Municipal frente à dificuldade deles e também de outros setores. “Nós estamos cientes de tudo o que vocês têm passado e estamos solidários. Infelizmente existe um toque de recolher das 20h às 5h por força do decreto estadual e precisamos seguir esta determinação para não sofrermos sanções”. Dorfschmidt ainda sensibilizou os representantes do movimento afirmando que a meta é salvar o máximo de vidas. 

Para poder flexibilizar o horário ou implantar qualquer outra medida menos restritiva, é preciso uma redução significativa nos números da pandemia. “Nós só sairemos da pandemia com ações efetivas. Precisamos pensar em soluções conjuntas. Infelizmente o cenário não é dos melhores e precisamos conversar de forma aberta sobre isso. Não vislumbramos cenários favoráveis em curto prazo. Temos que vacinar as pessoas de forma rápida, caso contrário essas situações se arrastarão por bastante tempo”, disse.

Após a conversa, os empresários foram convidados a participar de um encontro com representantes do Governo Municipal, vereadores e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), na próxima segunda-feira (22), no Auditório Acary de Oliveira.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação