Foto: União Europeia

O Ministério de Minas e Energia anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica para 15 de abril, ou seja, a partir do dia 16, a bandeira será verde para todos os consumidores de energia a partir do dia 16 de abril. Segundo informações da pasta, com a alteração, a conta deve ter redução de de cerca de 20% a partir do próximo mês.

O Governo Federal afirmou que “em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história, mas os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado.”

Ainda segundo a pasta, o reservatório da usina de Furnas terminou março acima de 80% do volume útil, e já foi retomada a operação da hidrovia Tietê-Paraná.

A ocorrência de chuvas permitiu a redução das termelétricas ligadas. Com o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro. Isso se traduzirá em menores tarifas para os consumidores.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Com a redução de custos, o governo antecipou o fim da bandeira escassez hídrica para 15 de abril e disse que, caso sejam mantidas as atuais condições de chuva, a perspectiva é de manter a bandeira verde até o final do ano.

Fonte: Agência CMA