A fase estadual dos 67º Jogos Abertos do Paraná (Japs) foi concluída no último fim de semana, em Campo Mourão, com desempenho expressivo das delegações de Toledo. A soma dos resultados colocou o município em 6º lugar na classificação geral, com 181 pontos.
Grande parte dessa pontuação veio justamente no terceiro e último fim de semana das competições, quando Toledo acumulou medalhas na ginástica rítmica (GR) feminina, no badminton masculino e feminino, além de participações de destaque no bolão masculino e no vôlei de praia masculino. No total, foram 16 medalhas conquistadas em três dias: nove de ouro, quatro de prata e três de bronze.
O secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, avalia que o desempenho de Toledo nos 67º Japs confirma a consistência do trabalho realizado pelas equipes e reforça a evolução técnica das modalidades em que o município mais investe. “Os resultados mostram que Toledo segue competitivo e capaz de disputar posições de destaque em diferentes frentes esportivas”, afirma. “Além das medalhas, trouxemos de Campo Mourão a certeza de que nosso planejamento está no caminho certo e que os atletas têm respondido com dedicação e resultados concretos”, acrescenta.
GR e badminton – Na ginástica rítmica, Toledo confirmou sua tradição e figurou entre as principais equipes do Estado. As atletas conquistaram cinco ouros – Geral por Equipe, Conjunto 5 Fitas, Nível Elite/Aparelho Fita (Samara Sibin), Nível Ouro/Aparelho Maças (Sarah Becker) e Nível Ouro/Aparelho Fita (Sarah Becker) – além de uma prata, no Nível Elite/Aparelho Maças (Samara Sibin), e um bronze, também no Nível Elite/Aparelho Maças (Julia Doy).

O badminton também colecionou pódios e medalhas: três de ouro, duas de prata e duas de bronze. O conjunto dos resultados garantiu a Toledo o título geral da modalidade, tanto no masculino quanto no feminino.
No simples masculino, Toledo fez dobradinha: Rafael Gustavo Faria ficou com o título ao vencer Jean Claudio Franca Amaral por 2 sets a 0 (21-17/23-21). No simples feminino, o cenário se repetiu: Natalia Batalini de Lima venceu Tainara Camily Sehn de Lima por 2 a 1 (17-21/21-19/21-19).
As duplas masculinas também levaram Toledo ao topo do pódio, com Rafael e Jean vencendo a decisão contra Guilherme de Almeida e Yan Cardoso, de Marechal Cândido Rondon, por 2 a 0 (21-10/21-16). Entre as duplas femininas, Tainara e Natalia conquistaram o bronze, superando Isabela Fernandes e Rafaela Anegawa, de Londrina, por 2 a 0 (21-12/21-10), na decisão pelo terceiro lugar. Nas duplas mistas, mais um bronze: Rafael e Tainara venceram Gabriel de Oliveira e Geovana Nascimento, de Maringá, também por 2 a 0 (21-13/21-8).
Vôlei de praia e bolão – Outra medalha de ouro veio no vôlei de praia masculino (chave prata). A dupla formada por Philippi Di Gesu Furci e Marcos Carvalho Gallas, com Lucas Rafael Scheneider Schlindwein como reserva, venceu a final contra a equipe de Paranaguá (Josué Belo Capetta e Guilherme Hainocz da Veiga, com Vinícius Henrique da Silva Martins como reserva) por 2 sets a 0 (21-16/21-16).

No bolão masculino, Toledo chegou muito perto do título. A equipe terminou com 1.415 pontos, apenas um atrás de Foz do Iguaçu, campeã com 1.416 – por ironia do destino, o bolão feminino conquistou o ouro nos Japs deste ano pela mesma diferença (1.349 a 1.348 diante Cascavel). Coronel Vivida completou o pódio com 1.404 pontos. Também disputaram a fase final Guarapuava (1.394), Cascavel (1.392) e Maringá (1.383).
Outras modalidades – Toledo ainda competiu em tênis de campo, atletismo e ciclismo. No tênis de campo, houve eliminações na primeira fase: no masculino, derrota para Londrina por 2 a 0; no feminino, derrotas para Campo Mourão (2 a 1) e Foz do Iguaçu (2 a 0).
No atletismo, o melhor resultado do município veio no revezamento feminino 4×100 metros, com a 5ª colocação. No somatório geral, a equipe ficou em 11º lugar no feminino e 13º no masculino.
No ciclismo, o melhor desempenho foi o 6º lugar de Jéssica Malacarne na prova de Cross Country Olímpico/Mountain Bike (XCO/MTB). Na classificação geral da modalidade, Toledo terminou em 7º no feminino e 19º no masculino.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo





