Ao todo, 400 ginastas do Paraná participam do curso internacional. Foto: Divulgação/FPRG

As ginastas selecionadas são da AGINAT e da Associação Toledana

A Federação Paranaense de Ginástica (FPRG) realizou de 17 a 19 de maio o Curso Técnico de Ginástica Rítmica, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Paraná Esporte, e com a Copel. O evento foi on-line, com transmissão simultânea e participação de cerca de 400 ginastas de 13 cidades do Paraná, incluindo dois clubes de Toledo, a AGINAT e a Associação Toledana.

Além disso, atletas destes clubes estão participando do Estágio Internacional de Ginástica Rítmica presencialmente, na Sede da Secretaria de Esporte e Turismo, em Curitiba: Samara Sibin e Maria Eduarda Alexandre, da Associação Toledana, com a treinadora Solange Paludo; e Kauany Paes com a técnica Anita Klemann, da AGINAT.

Elas foram convocadas por conta das conquistas em Campeonatos Internacionais, Brasileiro e Paranaense ou porque integram a Seleção Brasileira em 2021.

Os treinamentos do Curso Técnico de Ginástica Rítmica foram ministrados pela técnica búlgara Reny Karachomakova, diretamente da Sede da Secretaria de Esporte e Turismo, em Curitiba.

Márcia Aversani, presidente da FPRG, ressalta que o evento é muito importante para a evolução da ginástica paranaense, principalmente neste momento de pandemia. “É uma motivação para as ginastas e também para os treinadores de continuar firme nos treinamentos. Foi uma oportunidade ótima e diferente para se capacitar com uma treinadora de renome estrangeira, mesmo via plataforma on-line”, contou.

Estágio Internacional de Ginástica Rítmica – A treinadora Reny Karachomakova está no Paraná em ocasião do Estágio Internacional de Ginástica Rítmica, que acontece até dia 28 de maio. No total, 12 ginastas e 8 treinadores estão participando, desde o último dia 15, dos treinamentos presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde.

As ginastas e treinadores participantes do estágio foram convocados seguindo critérios de seleção: são as ginastas que conquistaram medalhas em Campeonatos Internacionais, Brasileiro Individual e/ou Paranaense Individual nível 1 em 2019 ou que integram a Seleção Brasileira em 2021 e seus respectivos técnicos.

Foram convocadas atletas de 6 clubes de 5 cidades paranaenses, são elas: Barbara Domingos (seleção brasileira adulta individual), Isadora Carnielli (seleção brasileira juvenil individual), Julia Ricardo, Leticia Silva e Mariana Gonçalves com as treinadoras Marcia Naves e Kareen Priscilla, do Clube AGIR; Gabriella Castilho e Julia Kurunczi (seleção brasileira juvenil individual), da ADR Unopar, com as técnicas Dayane Camillo e Thais Santos; Samara Sibin e Maria Eduarda Alexandre (seleção brasileira juvenil individual), da Associação Toledana, com a treinadora Solange Paludo; Kauany Paes, da AGINAT, com a técnica Anita Klemann; Maria Clara Rocha, com o treinador Robson Marques, da Fantástica Escola de Ginástica; e Stefhany Popoaztki, do Tuiuti, com a treinadora Margarete Oliveira.

Segundo Márcia Aversani, o Estágio Internacional de Ginástica Rítmica é outra ação da FPRG que busca a capacitação, principalmente para os próximos desafios deste ano, como os campeonatos Pan-americanos e a conquista da vaga olímpica. “Reunir as melhores ginastas do Paraná, entre elas quatro da seleção brasileira, como a ginasta Barbara Domingos que é o grande nome do Paraná para a conquista da vaga olímpica para Tóquio, é de extrema importância nesse momento para darmos suporte para as nossas atletas que vão representar o Brasil no Pan-americano Adulto, no Rio de Janeiro, e no Pan-americano Júnior, na Guatemala, em junho”, explicou.

Tanto o Estágio de Treinamento quanto o Curso Técnico da Federação Paranaense de Ginástica têm apoio do Governo do Estado do Paraná por meio do Proesporte e patrocínio da Copel.

Clubes participantes do Curso Técnico:

ADR Unopar, de Londrina;

Agin, de Araucária;

AGINARC, de São José dos Pinhais;

AGINAT, de Toledo;

Associação Atlética Maringaense – AAGM, de Maringá;

Associação Cultural Thalita Cumi, de Londrina;

Associação de Ginástica Rítmica – AGIR, de Curitiba.

Associação Desportiva Inspirar, de São José dos Pinhais;

Associação Ginástica Maringá e Região – Agimar, de Maringá;

Associação Ginástica UNIPAR, de Umuarama;

Associação Rondonense de GR, de Marechal Cândido Rondon;

Associação Toledana de Ginástica Rítmica, de Toledo;

Associação Umuaramense de Desporto e GR – AUDGR, de Umuarama;

Clube Tuiuti, de Cascavel;

Colégio Aliança Escola Arca de Noé, de Guarapuava;

Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba;

Fantástica Escola de Ginástica, de Pinhais;

Instituto Dunamys; de Curitiba;

Instituto Get Flex, de Curitiba;

Santa Mônica Clube de Campo, de Curitiba;

Prefeitura Municipal de Campo Largo.

Fonte: Federação Paranaense de Ginástica