Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ginasta de Toledo participa de conquista histórica do Brasil na Copa do Mundo disputada na Romênia

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Fernando Braga

A ginasta de Toledo Giovanna Silva continua brilhando e ajudando a seleção brasileira a fazer história. Neste fim de semana, a equipe brasileira fez bonito na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, disputada em Cluj-Napoca, na Romênia, e conquistou quatro medalhas, incluindo o ouro no conjunto misto.

Além de Giovanna Silva, que iniciou no esporte ainda criança, quando morava em São Paulo e depois se mudou para Toledo, onde se tornou um expoente na GR, participaram da conquista outras paranaenses: Bárbara “Babi” Domingos, Nicole Pírcio e a técnica Camila Ferezin.

A campanha histórica na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, disputada entre os dias 14 e 16 de julho, também contou com a participação de Deborah Medrado, Duda Arakaki, Sofia Madeira e Victória Borges. Bruna Rosa ajudou, como assistente, a técnica Camila Ferezin na prova em conjunto, que conquistou o ouro. Já na prova individual, as treinadoras Márcia Naves e Gizela Batista comandaram as ginastas Bárbara Domingos e Geovanna Santos.

Na GR individual, Bárbara Domingos voltou a subir ao pódio na fita, aparelho em que está se destacando internacionalmente, com um bronze. Na final da bola, a capixaba Geovanna Santos, com uma bela performance, ficou muito perto da medalha, obtendo a quarta colocação.

A treinadora de Bárbara, Márcia Neves, comemorou muito o resultado da ginasta. “É a terceira etapa em que a Babi consegue medalha. Isso fortalece muito a nossa confiança. Agora é celebrar e já pensar na etapa de Milão da Copa do Mundo, que será no próximo fim de semana. Acho que estamos no caminho certo”. 

No final, a seleção conquistou quatro medalhas: ouro na prova mista, prata no cinco arcos, bronze no individual geral, além do bronze individual de Barbara Domingos na fita. Foi a primeira vez que o Brasil trouxe mais de uma medalha em uma mesma etapa de Copa do Mundo desta modalidade.

Foto: Confederação Brasileira de Ginástica

A técnica Camila Ferezin, chorou muito durante a execução do Hino Nacional, na cerimônia de premiação. “Fiquei muito feliz, porque essa série estava entalada. Vínhamos cometendo erros na execução. A gente vinha trabalhando muito essa série nos treinos, conseguindo execuções cravadas. Mas na hora de competir é mais complicado, porque tem a parte emocional. Felizmente, hoje elas conseguiram ter a cabeça fria e a execução veio perfeita, certinha, do jeito que sabíamos que elas eram capazes de fazer”, disse a treinadora, que explicou como se sentiu na hora em que viu suas pupilas ocupando o degrau mais alto do pódio. “Montei essa série como uma homenagem ao meu pai. Conseguimos cravar uma vez em competição essa série, e depois nunca mais tinha saído. Desta vez, ver o resultado de tanto trabalho finalmente ser coroado, às vésperas de um Mundial Pré-Olímpico, me tocou muito”.

Giovanna Silva é a última, da esquerda para a direita. Foto: Divulgação/CBG

Assista a seguir, a execução do hino nacional com as ginastas brasileiras no pódio.

Veja a apresentação final com a coreografia de Camila Ferezin, que, com a participação de Giovanna Silva, levou o Brasil ao topo do pódio.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real