Foto: Arquivo pessoal

Os 659 votos que recebeu nas urnas servem de motivação diária para que os trabalhos até agora apresentados pelo vereador Gilson Francisco (Cidadania) se destaquem, o que vem causando grande surpresa positiva à própria direção do seu partido e demais pares da Casa Legislativa.

Nascido em Toledo, de família humilde, sempre se preocupou com as pessoas de poucas oportunidades. Foi eleito presidente de Associação de Moradores do Jd. Panorama, onde se sobressaiu por sua dedicação e determinação em trabalhar pela comunidade. Foram essas virtudes que lhe deram crédito para conquistar uma cadeira como vereador.

Estando à frente da Associação de Moradores, conseguiu a reforma do posto de saúde e do pavilhão comunitário, o recapeamento das ruas do bairro e a reforma do campo local, através de emenda parlamentar estadual de R$ 200.000,00.

Com intuito de resolver problemas nas comunidades, Gilson está realizando e participando de reuniões com lideranças e diretores de entidades, seja no âmbito municipal ou estadual, para defender questões sociais, ambientais e de saneamentos. São tratativas necessárias, visto que certos bairros do município ainda precisam dessas ações para proporcionar melhores condições aos moradores.

Atuação parlamentar

Desde a primeira sessão ordinária, que aconteceu no dia 08 de fevereiro, várias proposições de sua autoria já foram enviadas ao Poder Executivo. Entre elas, o pedido para a legalização dos Loteamentos Mesquita e Cerâmica Prata, com suas devidas infraestruturas básicas necessárias.

Vereador Gilson na plenária exercendo seu trabalho em prol da população de Toledo. Foto: Arquivo pessoal

Quanto aos Projetos de Lei do Poder Executivo, como o que autoriza o município a adquirir com orçamento próprio vacinas contra a Covid-19, e a alocação de recursos públicos para garantir financiamentos concedidos através de instituições financeiras em convênio com a Garantioeste (Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná), Gilson, também votou pela aprovação.

Meio Ambiente

Como presidente da CMA (Comissão de Meio Ambiente), Gilson organizou uma reunião com os gerentes da Sanepar, Eduardo Arrosi, Rita Ivone Camana e Ativo Miguel Beier. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Toledo e contou com a presença de outros 14 vereadores. Foram discutidas questões relacionadas ao saneamento básico dos bairros São Francisco e Panorama, além de novos investimentos.

Presidindo a Comissão, o vereador tratou com a presidência da Casa, da convocação do secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Maicon Stuani, para discutir questões como a forma de distribuição das caçambas Roll On Roll Off destinadas a coletas dos descartáveis. Algumas delas estavam sendo usadas de forma irregular pela população e por isso foram necessárias várias intervenções e até a mudança para lugares mais apropriados. Podas de árvores e questões relacionadas aos animais de rua também são preocupações do parlamentar, que tenta obter recursos para viabilizar os trabalhos dos protetores.

Comprometimento

O vereador Gilson Francisco tem dedicado seu tempo integralmente para legislar em favor de todos os moradores de Toledo. A fiscalização de obras e contratos públicos estão na sua agenda diária, e muitos pedidos de providências são encaminhados ao Executivo Municipal.

“Meu principal foco é trabalhar para o bem dos moradores de Toledo, quem já passou por dificuldades na vida, sabe do que as pessoas necessitam. Por isso vou me empenhar nas questões sociais e entre elas a presença dos índios no terminal rodoviário. A situação dos moradores de rua também me preocupa e me motiva a envolver todos os setores competentes do município para buscar soluções”, relata o vereador.

Gilson, que também pensa nas questões de saúde pública, vem mobilizando diversos seguimentos da sociedade para a conclusão das obras e o início do funcionamento do Hospital Regional. Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, ele fez questão de ler aos pares da Casa, resposta de ofícios confirmando o apoio dos deputados para a resolução da questão, que é uma das maiores esperanças de moradores de 18 cidades da região Oeste do Paraná, formada por mais de 400 mil habitantes.

Gilson acompanhou a visita do secretário de Saúde do Paraná Beto Preto nas obras do Hospital Regional de Toledo Foto: Reprodução/Vídeo

Ligações políticas

Para atender as grandes demandas da saúde pública local, se faz necessário obter apoio em todas as esferas da União. O parlamentar do Cidadania oficializou pedidos de engajamento ao deputado federal Rubens Bueno, que é o vice-presidente nacional de sua legenda, e ao deputado federal José Carlos Schiavinato (PP), além dos deputados estaduais Douglas Fabrício (Cidadania) e Delegado Recalcatti (PSD). Da mesma forma, Gilson recorreu a ACAMOP (Associação de Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná) e foi prontamente atendido pelo presidente da entidade, Jorge Rieger (PL), vereador de Céu Azul.