Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gestão municipal ouve e analisa demandas apresentadas pelo SerToledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) levou, nessa quinta-feira (13), uma série de reivindicações à administração municipal. A reunião ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e reuniu representantes do Executivo e dirigentes sindicais para discutir temas de interesse direto da categoria.

Pelo Executivo, participaram o prefeito em exercício, Lucio de Marchi; o chefe de Gabinete, Reinaldo Salles; o assessor especial de Governo, Neuroci Frizzo; o secretário da Fazenda, Balnei Rotta; e o secretário de Recursos Humanos, Leandro Ludwig. O SerToledo esteve representado pela secretária-geral, Marlene da Silva; pela secretária de Finanças, Suelin Cristiane Schultz; pelo secretário de Comunicação, Marcos André Portela de Andrade; pela secretária de Assuntos de Saúde, Condições de Trabalho e Políticas Públicas, Ednéia de Lima; além do advogado da entidade, Marcio Jose Gnoatto.

O primeiro item da conversa foi a programação e o volume dos precatórios previstos para 2026. O tema, que reúne indenizações decorrentes de decisões judiciais já transitadas em julgado, foi apresentado pelo sindicato como ponto prioritário da pauta. 

Na sequência, o grupo tratou de outros assuntos, como o acordo judicial referente ao auxílio-alimentação suprimido em julho de 2022, as datas de pagamento da segunda parcela do 13º salário e a solicitação de redução da carga horária dos servidores que ocupam o cargo de técnico desportivo. Também entrou na mesa o andamento da comissão encarregada de estudar a implementação do piso salarial dos motoristas. 

Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

Os representantes sindicais reforçaram ainda a importância de manter o ritmo das comissões que analisam mudanças nos planos de carreira de quatro categorias do funcionalismo municipal: agentes da Guarda Municipal, integrantes do magistério, engenheiros e arquitetos. “Nossa gestão está, na medida do possível, atuando para fazer o melhor para os servidores sem abrir mão dos investimentos no bem-estar da população. Queremos manter o ótimo diálogo que temos com o SerToledo e nossa boa intenção fica clara no compromisso de não decidirmos e não fazermos nada em relação aos servidores sem antes consultar a entidade”, assegura Frizzo.

Lucio destacou que a gestão precisa agir de forma responsável no atual cenário financeiro da Prefeitura de Toledo, mas reconhece a importância da pauta do sindicato. “O momento é de precaução. Já passei por isso em outro período em que fui prefeito e precisamos de dois anos para colocar a ‘casa em ordem’. Estamos tendo problemas de arrecadação, que não cresceu no mesmo ritmo que em anos anteriores. Agora temos que observar o comportamento das nossas receitas antes de assumirmos compromissos com o sindicato que gerem aumento de despesas”, pondera.

Ao final, Executivo e SerToledo registraram a disposição de seguir dialogando sobre cada ponto apresentado, com a administração comprometida em avaliar tecnicamente as demandas e encaminhar os temas às áreas responsáveis. “Sabemos das limitações financeiras que o município enfrenta, mas vamos seguir lutando por melhores condições de trabalho e remuneração para os nossos servidores, que são essenciais para o cotidiano dos nossos cidadãos. Estamos atentos à situação financeira do município”, assegura Marlene, reforçando ainda o apoio a medidas que visem ao equilíbrio das contas públicas.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real