Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Obras duplicam capacidade operacional do Aeroporto de Foz do Iguaçu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Terminal poderá receber agora 5 milhões de passageiros por ano

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou hoje (28) da cerimônia de entrega das obras de ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná. Com a conclusão desta etapa, na qual foram investidos R$ 42,4 milhões, a capacidade do aeroporto duplicou, passando de 2,6 milhões de passageiros por ano, para 5 milhões.

De acordo com o ministério, Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais procurado pelos turistas internacionais. Com a ampliação do terminal, a expectativa é de que o ativo do empreendimento, que é administrado pela Infraero, seja valorizado, tornando-o “mais atrativo para receber melhores operadores”, disse o ministro, referindo-se ao aeroporto, que tem previsão de ser concedido à iniciativa privada no leilão da 6ª rodada, previsto para o final do ano.

Na oportunidade, Tarcío de Freitas assinou também a ordem de serviço para início das obras de ampliação da pista em 600 metros. A ampliação da pista possibilitará o pouso de aeronaves maiores e voos diretos tanto para a América Central como para os Estados Unidos.

“A primeira fase do aeroporto está pronta. As obras no Ministério da Infraestrutura começam e terminam”, disse o ministro. Além das melhorias no terminal de passageiros, o pátio de estacionamento de aeronaves está sendo ampliado, obra que vai garantir mais quatro posições de estacionamento de aeronaves comerciais, aumentando a capacidade em 57%.

Parte das melhorias já está em operação desde junho do ano passado, caso da sala de desembarque doméstico, com 1,2 mil metros quadrados (m²), do novo conjunto de sanitários e do acesso ao novo saguão de passageiros.

Cinco companhias aéreas operam voos comerciais em Foz: Gol, Latam, Azul, JetSmart e a boliviana Amaszonas, que ligam a cidade a Curitiba, São Paulo e Campinas (SP), Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, Confins (MG); às capitais do Peru (Lima) e do Chile (Santiago) e à cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

No ano passado, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu 2,27 milhões de passageiros e 21,11 mil aeronaves, entre chegadas e partidas domésticas e internacionais.

Edição: Nádia Franco

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real