A leitura é base de formação de todo bom cidadão, e para fomentar essa prática nesta quinta-feira (08) mais quatro geladeiras foram distribuídas em espaços públicos do município. O projeto Geladeiras Literárias tem o objetivo de movimentar a leitura local. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Cultura com a Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR) junto a Secretaria de Juventude e o grafiteiro Isaac Souza de Jesus.
A ideia do empréstimo rotativo de livros facilita a leitura e faz com que as pessoas não precisem ir até a biblioteca e possam realizar a leitura em qualquer ambiente. A leitura em mãos colabora também o acesso para quem não pode adquirir alguns dos variados exemplares disponíveis nessas geladeiras da literatura.
Até dezembro poderão ser produzidas mais duas geladeiras para o projeto. Em 2018, duas foram colocadas na Casa da Cultura e na Unidade Pronto Atendimento (UPA). As outras quatro foram entregues na UBS do Jardim Europa, UBS do Santa Clara IV, CJU do Jardim Coopagro e no Colégio Estadual Vereador José Pedro Brum (CAIC).
A descentralização da Cultura auxilia no incentivo ao gosto pela literatura, a união das instituições colaborou para que o projeto fosse desenvolvido, desde a doação das geladeiras, indicação dos pontos em relação a demanda e fluxo até a pintura delas no curso de grafitagem. Os livros disponibilizados foram possíveis através do convênio com os alunos da UTFPR.
[bsa_pro_ad_space id=7]
“Este projeto vai além da cultura, ele leva possibilidades de conhecimento que só a leitura pode transmitir. Essa descentralização no município trará vantagens futuras na vida desses leitores, são ações como essas que colaboram na formação cidadã dos toledanos”, afirma o secretário da Secretaria de Cultura Odemilson Elias dos Santos.
Fonte: Secom/ Pref. de Toledo
[bsa_pro_ad_space id=7]








