Por, Marcos Antonio Santos – Jornalista
Câmara reconhece o legado de ética, inovação e compromisso da imprensa local com a democracia
Nesta segunda-feira, 20, a Câmara Municipal de Toledo, por iniciativa do vereador Odir Zoia (Progressistas), apresentou uma Moção de Aplausos como justa homenagem à Gazeta de Toledo, que em 2025 completa 31 anos de existência, celebrando uma trajetória marcada pela ética, pela verdade e pelo compromisso com a informação de qualidade.
Zoia lembrou que hoje a Gazeta de Toledo atua de forma totalmente digital. Para ele, a imprensa é, indiscutivelmente, o quarto poder de uma nação, sendo responsável por levar informação aos quatro cantos do Brasil.

“Nada mais justo do que prestar esta homenagem à Gazeta, em nome do seu titular, Eliseu Langner de Lima, reconhecendo o excelente trabalho que vem sendo realizado. Um trabalho essencial, pois o jornalismo sério e comprometido é fundamental para o fortalecimento da democracia em nosso país”.
A Moção de Aplausos destaca o trabalho da Gazeta de Toledo com a frase:
“O único jeito de se tornar imortal é deixando um legado de conhecimentos e boas ações.”
Fundada em 3 de dezembro de 1994, por iniciativa do jornalista Sergio Guis (in memoriam) e Eliseu Langner de Lima a Gazeta consolidou-se, há 12 anos, como o primeiro veículo de imprensa local 100% digital, tornando-se um exemplo de inovação e adaptação às transformações do cenário da comunicação.
Desde sua criação, a Gazeta de Toledo tem desempenhado um papel essencial na promoção da comunicação séria, ética e cidadã, contribuindo significativamente para o fortalecimento da democracia e da cidadania. Por meio de uma atuação comprometida com a verdade, a imparcialidade e a qualidade da informação, construiu uma sólida relação de confiança com a população de Toledo e região.
A Gazeta tem se destacado ao levar informações relevantes à sociedade, abrangendo temas diversos — da política à cultura, da economia ao cotidiano — sempre promovendo o debate público saudável e estimulando o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. Sua ousadia e visão inovadora merecem destaque, especialmente pela decisão pioneira de migrar totalmente para o meio digital, ampliando o alcance das notícias com agilidade, modernidade e credibilidade.
Essa Moção de Aplausos é um reconhecimento a todos que fizeram e fazem parte da trajetória da Gazeta de Toledo. Pelo legado construído, pela credibilidade conquistada e pela dedicação incansável ao jornalismo sério, ético e inovador voltado ao bem comum, a Câmara Municipal de Toledo expressa sua gratidão e admiração.
“Parabéns à Gazeta de Toledo por seus 31 anos de história e contribuição à sociedade”, conclui o texto da Moção, lida por Odir Zoia.
História e reconhecimento da Gazeta de Toledo
Para o jornalista Eliseu Langner de Lima, que fez o agradecimento em nome da equipe da Gazeta de Toledo, a cidade é marcada por um jornalismo ético, correto e, acima de tudo, comprometido com o registro da história da comunicação e com a valorização dos profissionais locais.
“A Gazeta de Toledo nasceu do povo e para o povo. Foi nesse contexto que surgiram nossos colunistas — diretos, comprometidos e essenciais”.

Eliseu apresentou os números da Gazeta de Toledo, que hoje possui uma plataforma moderna, que conta a história e convida quem quiser a fazer parte dessa comunidade.
“São 11 anos como veículo 100% digital, com quase duas décadas de compromisso com o jornalismo de qualidade”.
Homenagens ao longo dos anos
A primeira Moção de Aplausos à Gazeta foi concedida em 2018, pelo então vereador Ademar Dorfschmidt, em reconhecimento ao trabalho digital — já com cinco anos de atuação online. Em 2021, comemorando os 25 anos da Gazeta, mais uma Moção foi aprovada, desta vez por iniciativa dos vereadores Jozimar Polasso, Gabriel Baierle e o professor Oseias.
Já em 2033, o vereador Roberto de Sousa também prestou homenagem, reconhecendo a transição definitiva da Gazeta para o formato digital. Eliseu recordou que em 16 de dezembro de 2016 foi publicada a última edição impressa, encerrando um ciclo e abraçando de vez o futuro digital.
Mais recentemente, uma nova Moção foi proposta pelo vereador Bruno Radunz, junto com 18 outros vereadores, celebrando o empreendedorismo e o crescimento da Gazeta na era digital.

Eliseu, Mari, Zoia e Carollyne Vitória. Foto: Michelly Domiciano – Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores
Audiência expressiva e engajada
Conforme Eliseu, atualmente a Gazeta tem uma audiência consolidada, com grande participação da comunidade. Ele apresentou alguns dos números que refletem a relevância da atuação digital do veículo:
- 30 mil acessos/mês em média;
- 31 mil seguidores na página principal;
- 20 mil curtidas nas redes sociais;
- 955 mil visualizações acumuladas;
- 11.500 seguidores no Instagram.
“Além disso, contamos com mais de 270 grupos de distribuição de conteúdo, onde compartilhamos notícias diretamente com nossa comunidade. Esses dados mostram que o nosso trabalho é real, concreto e impactante. Não aceitamos desinformação. Lutamos com fatos”, afirma Eliseu.
A Gazeta também utiliza um sistema de monitoramento em tempo real, que permite acompanhar o desempenho das matérias publicadas: quem está acessando, de onde, quanto tempo permanece na leitura e quais assuntos têm maior destaque em cada município, estado ou até país.

“Por fim, quero agradecer a todos que fazem parte dessa trajetória. A Gazeta é mais que um jornal: é um reflexo do compromisso da cidade com a verdade, a informação e a democracia”, enfatiza Eliseu Langner de Lima.