Assisti nessa quarta feira à audiência pública realizada na Câmara Municipal de Toledo onde o prefeito, secretários e demais servidores prestaram contas sobre as contas de nosso município. Um dos principais temas foi sobre os gastos com pessoal no primeiro quadrimestre de 2019 onde atingiu os valores de R$ 213.666.911,87. Isso representa 49,40% dos R$ 432.542.805,93 da Receita Corrente Líquida (RCL) do período.
Gasto com Pessoal I
Na prestação de contas de agosto de 2017 esse percentual representava 53,52% da Receita Corrente Líquida. Em dezembro do mesmo ano houve uma leve queda para 52,20%. Em abril de 2018 voltou a crescer, fechando em 52,46% da RCL. Em agosto 51,81% e fechou dezembro com 50,19%. Foi quando liberou o índice para que a Prefeitura pudesse fazer as contratações e as nomeações de funções gratificadas.
Gasto com Pessoal II
Mesmo assim, o município conseguiu continuar o viés de queda e chegar agora no primeiro quadrimestre com 49,40%. “Cada ato de nomeação a partir da liberação do limite foi feito um estudo de impacto financeiro para avaliar o quanto isso representaria em relação ao limite prudencial”, explicou o Secretário da Fazenda Balnei Rotta aos presentes na audiência.
Gasto com Pessoal III
O secretário da Fazenda Balnei Rotta disse ainda que o grupo gestor criado em 2018 até hoje faz esse tipo de estudo sobre impactos financeiros para quaisquer atos que influenciam o aumento da folha de pagamento, sempre lembrando que em março é o mês do dissídio coletivo dos servidores. Este ano foi repassado uma reposição salarial na ordem de 3,57% e mesmo assim, somados às demais contratações, foi possível proporcionar a diminuição do índice prudencial.
Gasto com Pessoal IV
Pelo que vimos na audiência, o prefeito repassou os dados com entusiasmo, pois várias medidas foram tomadas para o equilíbrio das contas tributárias do Município. “Apesar da crise brasileira, dos altos e baixos que influenciam em nossas contas, conseguimos esse equilíbrio. Dos impostos estaduais e federais cobrados aqui, apenas uma pequena parcela fica no município. Mas graças à força de todos diminuímos o índice prudencial”, comemorou Lucio de Marchi.
Gasto com Pessoal V
Lucio de Marchi salientou que hoje, Toledo está sendo visto como um município bom para se investir. A qualidade de vida e o cenário econômico, político e social favorece esses números. Disse ainda que os voos da Azul consolidaram o potencial da região. “Com o aeroporto funcionando, isso deu ânimo aos empresários para realizarem seus investimentos por aqui”, completou o Prefeito.
Uma explicação “legal”
Li nas paginas sociais e demais órgãos de comunicação várias cobranças sobre fazer jornalismo “isento e imparcial”. O que deve o público exigir dos e das jornalistas não é a isenção, a imparcialidade e a objetividade. É a transparência. Que se apresentem os e as jornalistas, que digam quem são e expliquem de onde vêm.
Premio jornalismo
Nesta sexta feia, será feito o lançamento do da sexta edição do Prêmio Fecomercio de Jornalismo na unidade do SESC em Toledo. O tema estipulado para esse ano será “a importância do SESC e do SENAC para a cidadania e qualificação de vida no Paraná”.
Correição no TRT9
Nos dias 03 e 07 de Junho, as 1ª e 2ªs, Vara do Trabalho de Toledo passarão por correição ordinária nos serviços Judiciários com a presença do Desembargador Corregedor do Tribunal da 9ª Região. Os eventos ocorreram sempre entre as 11h e 11h30min.
21ª Festa das Orquídeas e do Peixe
Recebemos o convite para tradicional festa do Município de Maripa que transcorrerá nos dias 23,24 e 25 do mês de agosto de 2019.