Por Marcos Antonio Santos
Em uma noite de outono com muito calor, sem ventos fortes, ou incidência de um temporal, parte de uma árvore da espécie guapuruvu de aproximadamente 12 metros de altura e cerca de 30 anos caiu na noite desse domingo, 28, nas proximidades da Praça da Cultura, não houve feridos. Os galhos da árvore de grande porte caíram na Rua Independência, Jardim La Salle, e interditou completamente a via. O galho acabou caindo sobre outras duas árvores. Elas foram derrubadas por precaução.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural estiveram trabalhando no local para a desobstrução da via. Profissionais da Guarda Municipal também foram acionados para interditar a via no cruzamento da Rua Independência com a Rua Guarani e fazer o controle do trânsito. Na manhã dessa segunda-feira, dois Guardas Municipais estavam fiscalizando o trânsito perto do Colégio La Salle.
“A administração municipal iniciou na noite do domingo o trabalho de desobstrução da Rua Independência. Parte de uma grande árvore da Praça da Cultura caiu sobre a via e os trabalhos ainda seguem no local, pois será procedida a retirada total da árvore. Diante do fato, a Prefeitura de Toledo solicitará à equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente um estudo sobre a saúde dos demais elementos arbóreos da Praça da Cultura. A previsão é que essa análise se inicie nos próximos dias. Agora iniciamos a avaliação das outras para verificar qual precisa ser retirada”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto.
O prefeito Beto Lunitti esteve no local logo após o ocorrido e confirmou que irá determinar a Secretaria do Meio Ambiente um estudo de todos os elementos arbóreos na praça, “ para saber como estão as situações dessas árvores”. O local tem mais de 20 árvores e muitas delas são velhas e grandes podendo acontecer o mesmo problema.

OUTRAS QUEDAS – Não foi a primeira vez que um pedaço caiu dessa árvore. No dia 3 de março deste ano caiu um galho grande que quase atingiu a Casa da Cultura, era um domingo e o local estava cheio de crianças. Nas redes sociais, Fabiana Goncalves, escreveu que tem mais árvores para serem podadas. “Quem vai cuidar disso. O que estão esperando: uma tragédia? É tão claro o que precisa ser feito”. No dia 23 de março, sábado, um galho dessa mesma árvore também caiu.
Também nas redes sociais outras pessoas se manifestaram sobre esse incidente: “Existem outras árvores pela cidade em situação de risco, que podem cair em cima de casas e postes”, escreveu Maikon Rigo.
LONGE DO IDEAL – A quantidade mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 m² de área verde por habitante, e a ideal é de 36 m², cerca de três árvores, por morador. Ou seja, Toledo com 150.470 habitantes, para atingir o ideal precisaria de aproximadamente 450 mil árvores.
Sendo 12 m² de área verde por habitante seriam necessárias 150 mil árvores, porém de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o município tem aproximadamente 60 mil árvores a menos. Toledo tem hoje cerca de 90 mil árvores. Na arborização urbana são 83 mil árvores, o restante está nos parques e nas áreas de preservação permanente (APP) e muitas dessas árvores são velhas e estão do mesmo estado dessa guapuruvu que está condenada.
INTERDITADO – Por questões de segurança, o trecho da Rua Independência entre as ruas Guarani e XV de Novembro foram interditadas. “Por enquanto o trânsito está fechado nessas ruas, porque o setor do Meio Ambiente está fazendo uma avaliação para a retirada da árvore que caíram os galhos, assim que eles definirem retirar a árvore, iremos liberar o trânsito no local o mais rápido possível para evitar transpomos aos motoristas”, afirma o diretor de Segurança da GM, Edson de Souza.





