Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Futuros engenheiros da Unioeste fiscalizam obras públicas na região Oeste

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – desenvolveu um projeto junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE-PR, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR – e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior -SETI – para fiscalizar obras públicas em todo o estado e com isso, possibilitar aos futuros engenheiros civis vivenciarem na prática um pouco de como é o trabalho desenvolvido por fiscais do CREA-PR.

O projeto intitulado – Engenheiros Cidadãos – Unioeste – fez parte de um programa de extensão denominado “Ver a Cidade”.  

O trabalho foi coordenado pela professora Maria Vânia Nogueira do Nascimento, orientado pelo professor Jair Antônio Cruz Siqueira e contou com a colaboração dos professores: Hitomi Mukai, Giovanna Gava Oyamada, Jackeline Gotardo, Ana Maria de Souza Santana de Oliveira e do engenheiro da Diretoria de Planejamento Físico da Unioeste, Paulo Gris.

Entre os meses de abril a agosto, acadêmicos de Engenharia Civil da Unioeste atuaram como fiscais de obras públicas, com o objetivo de levantar os prazos dessas obras, custos, saber quais delas estão paralisadas e quais estão em atraso.

O levantamento foi feito em todo o Paraná e 1.083 obras foram fiscalizadas. Na área da Unioeste foram vistoriadas 218 obras, destas 41 estão atrasadas. A fiscalização presencial aconteceu em duas delas e em 216 aconteceu de forma remota.

Segundo Jair Antônio Cruz Siqueira – docente da área de Energia do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET – e um dos coordenadores do projeto, participaram do trabalho de fiscalização, acadêmicos do 1º ao 4º ano. “Todos esses alunos, experienciaram as principais questões que envolvem a execução e condução das obras públicas, bem como as responsabilidades dos profissionais que as executam. Tenho certeza, que a obtenção desses conhecimentos, serão um diferencial importante na formação e atuação profissional de cada um dos participantes, quando forem atuar como Engenheiros Civis”, explicou.

“Os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos num contexto prático, o que reforçou o seu entendimento sobre técnicas de medição e fiscalização de obras. Além disso, a experiência ensinou a importância da colaboração e da divisão de tarefas para alcançar um objetivo comum. Esta fiscalização não só garantiu a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, mas também proporcionou uma rica experiência de aprendizagem para todos os envolvidos”, afirmou a professora Maria Vânia.

O projeto foi divido em três etapas. A primeira foi a capacitação dos estudantes e professores orientadores sobre “Controle Social – noções básicas de administração pública” e um treinamento técnico de como proceder com a fiscalização de obras públicas utilizando as ferramentas do TCE a partir do PIT (Portal de Informação para Todos).

Na segunda fase aconteceu a Fiscalização Remota – com o objetivo de analisar as informações de obras cadastradas como paralisadas no sistema do Tribunal de Contas do Estado.

E na terceira etapa aconteceu a fiscalização in loco – com o objetivo de realizar um levantamento sobre a execução das obras cadastradas como paralisadas no sistema do Tribunal de Contas.

Fonte: Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real