A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) realizou, na tarde desta quarta-feira (26), a palestra “O papel do poder público na inovação”. O encontro, apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), reuniu servidores de diferentes áreas da administração municipal no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Alcides Donin.
A diretora-executiva da Funtec, Tatiany Barbiero conduziu uma breve apresentação sobre a missão, a visão e os valores da Funtec, destacando como a atuação integrada entre servidores e fundação pode fortalecer políticas públicas e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Na sequência, o consultor Severino Luis De Déa falou um pouco de sua jornada no mundo do empreendedorismo e da inovação e abordou o papel estratégico do setor público na promoção de ambientes inovadores. O consultor apresentou reflexões sobre práticas de gestão, desafios institucionais e oportunidades para que a administração municipal avance – a íntegra da palestra pode ser encontrada na página da Prefeitura de Toledo no YouTube.
Em sua fala, Severino Luis De Déa enfatizou que a inovação só se concretiza quando o setor público assume seu papel estruturante no ecossistema de desenvolvimento. “Os servidores são agentes decisivos na transformação que chega à sociedade. O poder público é um dos elos mais importantes para que isso aconteça”, comentou, ao destacar a centralidade da administração municipal. “A atuação destes profissionais impacta diretamente a vida da população, pois são eles que fazem com que tudo aconteça, pois muito do que acontece na sociedade em geral passou antes pela prefeitura por meio de legislações, decretos, programas e projetos”, exemplificou.
De Déa pontuou que experiências de gestão pública podem irradiar resultados regionais e até nacionais, mesmo quando originadas em municípios de pequeno porte. “Em parte do conteúdo da palestra compartilho as experiências que tive em Joaçaba, cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina com 30 mil habitantes. As dificuldades que enfrentei e que foram se transformando em oportunidades mostram como iniciativas consistentes criam novos ambientes de inovação”, salienta. “Estas ações deixaram um legado que desperta um interesse que ultrapassou fronteiras, com pessoas de vários estados querendo saber mais sobre o que fizemos ali e em cidades menores do entorno”, acrescentou.

Nova fase – O prefeito Mario Costenaro destacou que a atual gestão busca reposicionar a Funtec como eixo estratégico da política municipal de inovação. Ele assinalou que a fundação deve exercer papel articulador, aproximando instituições, projetos e equipes para fortalecer pesquisa, tecnologia e desenvolvimento. “A inovação exige mudança de postura, pois inovar é, acima de tudo, mudança de comportamento; é transformar a vida das pessoas, muito antes de envolver tecnologia”, enfatizou.
Segundo o prefeito, o trabalho na administração municipal precisa ser conduzido de forma cooperativa, superando barreiras internas e aproximando a administração da sociedade civil. “Não há mais espaço para estruturas isoladas e que resultados só acontecem quando capacidades individuais são compartilhadas. Devemos fazer parte de uma gestão que deve ser integrada e convergente”, sublinhou, ao defender maior colaboração entre as equipes. “Quando a gente compartilha nossas capacidades, cria soluções melhores e sustentáveis para a cidade, e a Funtec tem o papel de inspirar, articular e transformar boas ideias em práticas alinhadas à nossa cultura local”, observou.
O vereador Bruno Radunz registrou que o Legislativo tem acompanhado de perto o trabalho desenvolvido pela Funtec e salientou a importância da inovação como valor público. “Esta fundação tem gerado resultados relevantes e contribuído com diferentes instituições do município e é uma satisfação imensa estar aqui representando o Legislativo nessa palestra, que vem para oferecer novas ferramentas ao trabalho dos servidores públicos municipais”, avaliou.
Para a gestora de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Angélica Fabiana Fonseca Weirich, debater inovação no setor público evidencia o compromisso de Toledo com a evolução contínua. “Este é um município que já se destaca em várias áreas e reunir servidores para discutir melhorias demonstra disposição para avançar além do que já funciona bem. Falar de inovação é algo que me brilha os olhos, porque quando olhamos para Toledo vemos um município pujante, que não aceita o comodismo e busca sempre evoluir”, ressaltou Angélica, ao avaliar o encontro como um primeiro passo para difundir novas soluções. Em seguida, reafirmou o apoio institucional ao trabalho da prefeitura.
A diretora-executiva da Funtec, Tatiany Barbiero, afirmou que o encontro foi pensado para estimular novas percepções entre os servidores e fortalecer a cultura de inovação dentro da administração municipal. “É uma satisfação promovermos este evento e reunirmos tantas pessoas que já têm esse olhar para a inovação no serviço público”, frisou Tatiany, ao realçar a importância de envolver diferentes setores da prefeitura. “O que buscamos é que cada secretaria e cada departamento incorporem novas visões e que cada participante saia daqui com uma sementinha plantada, capaz de render muitos frutos que poderão ser apresentados na forma de projetos nos nossos próximos encontros”, assinalou.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo





