Foto: Ari Dias/AEN

A Frimesa cumpriu seu compromisso de certificar suas unidades industriais de carne suína em bem-estar animal, tendo antecipado em um ano o atingimento da meta. A Unidade Frigorífica da Frimesa em Assis Chateaubriand, mais nova inaugurada pela cooperativa, foi certificada em bem-estar animal com o nível prata no dia 26 de dezembro de 2023. A determinação faz parte do Road Map de ações a atingir até 2040, que abrangem os aspectos econômicos, sociais e ambientais lançado pela empresa no ano passado.

O reconhecimento é feito pela QIMA WQS do Brasil, empresa que avalia conformidades na cadeia de suprimentos nas indústrias de alimentos, e atesta que a Frimesa implementou e mantém os padrões globais quanto ao tratamento aos suínos. A certificação tem validade de um ano, e compreende as condições proporcionadas para os animais desde o momento que chegam à indústria até o abate.

Unidades de Medianeira e Marechal Cândido Rondon que industrializam carne suína foram certificadas dentro dos mesmos parâmetros entre março e abril de 2023. Reconhecido internacionalmente em todas as fábricas da Frimesa, o projeto de bem-estar animal, pode dar acesso a mercados e envia uma mensagem de qualidade aos consumidores.

A gerente de suprimentos suínos da Frimesa, Luana da Rocha, explica que foram atestados os pontos trabalhados dentro das instalações da empresa, “são cuidados como manejo dos animais; ambiência; conforto na área de espera para veículos; regras de densidade de alojamento e transporte de suínos, insensibilização; e enriquecimento ambiental, por exemplo, com o uso de brinquedos de forma a diminuir estresse”. Temperatura, iluminação, ventilação e higiene adequadas são avaliadas, e o abate também é realizado sem dor, nem sofrimento, uma vez que nessa etapa os animais ficam inconscientes, devido ao processo chamado de insensibilização, que deve estar adequadamente regulado e sua eficácia monitorada.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Frimesa