NOTA PÚBLICA – CRISE SETOR LEITEIRO

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) registra seu apoio ao setor leiteiro que enfrenta uma crise diante do atual cenário e dos alertas emitidos pelos produtores, pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e outras entidades.

As importações de produtos lácteos nos últimos meses ameaçam provocar um grave desequilíbrio na cadeia produtiva de leite do Brasil e o Governo Federal está sendo acionado pela FPA para que intervenha no sentido de frear temporariamente a compra de lácteos de outros países em especial da Argentina.

A situação é extremamente delicada, pois houve um aumento generalizado dos custos dos principais insumos utilizados, especialmente dos alimentos concentrados.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Em recente divulgação do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, foi demonstrado que o preço do leite ao produtor em novembro, referente ao produto captado em outubro, pode cair entre 5% e 7% em relação ao mês anterior. Paralelamente, o setor convive com a alta 13,24% nos custos de produção no acumulado do ano (até outubro).

De acordo com informações do Centro de Inteligência do Leite, da Embrapa Gado de Leite, no cenário internacional, a pandemia teve impacto no setor leiteiro, de forma e intensidade diferente, dependendo da região, porém alguns fatores que tem contribuído para a atual crise são comuns: os altos custos de produção, a seca e entrada de leite em pó estão levando produtores de leite a vender, cada vez mais, vacas para o abate para poderem pagar as contas e se manterem em pé.

Cientes dessa situação, precisamos adotar medidas para reequilibrar o setor, acionamos o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e mobilizamos nossa Frente Parlamentar para dialogar com os produtores e encontrar a solução.

Manifestamos nosso apoio à toda cadeia leiteira que tem uma enorme importância econômica e social em 99% dos municípios brasileiros. O Brasil é o 3° maior produtor do mundo e o leite é o 6° produto de maior importância na cadeia do agro brasileiro e este setor emprega direta e indiretamente mais de 20 milhões de brasileiros.

Precisamos defender e valorizar o leite produzido no Brasil, pois o agravamento dessa crise coloca em risco o sustento de milhares de produtores e o fornecimento de um produto de tamanha importância na alimentação dos brasileiros.

Brasília, 18 de novembro de 2020.

Frente Parlamentar da Agropecuária