Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fóruns debatem, em Cascavel e Rondon, a prevenção à brucelose e tuberculose

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

A Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) realiza nos dias 21 e 22 de outubro o Fórum Conexão Brucelose e Tuberculose, evento voltado a pecuaristas, médicos-veterinários, técnicos e estudantes das ciências agrárias. A programação busca reforçar a importância da prevenção dessas enfermidades tanto no contexto da saúde animal e humana quanto nos impactos econômicos que podem causar ao setor produtivo.

A primeira reunião será no dia 21 de outubro, das 13h30 às 18h, na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), e a segunda no dia 22 de outubro, na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon). As inscrições são gratuitas, comenta o coordenador da Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do POD, Paulo Vallini. “O foco central das discussões, com a participação de especialistas, será a importância da prevenção no contexto econômico e de saúde única’, conforme Vallini.

Convidados

Os fóruns contarão com as presenças de Marta Freitas, médica-veterinária da Adapar e chefe da Divisão de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose; Eduardo Portugal, médico-veterinário da Frimesa, e da 10ª Regional de Saúde participarão Leila Wiedmann da Silva, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Elisiane Caleones do Nascimento, referência técnica do Programa de Controle da Brucelose Humana.

Conforme Paulo Vallini, os encontros buscarão apresentar e discutir a Brucelose e a Tuberculose, doenças que podem impactar a produção bovina, principalmente de leite, afetar a saúde humana e ainda gerar restrições comerciais aos produtores e à indústria. A sanidade animal é uma conquista importante para toda a comunidade, por isso esses temas precisam ser aprofundados e devidamente trabalhados, destaca o coordenador da CT de Sanidade Agropecuária do POD.

O que são?

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete bovinos e pode ser transmitida ao ser humano pelo contato com animais infectados ou pelo consumo de produtos de origem animal não pasteurizados. Já a tuberculose bovina, causada pelo Mycobacterium bovis, também é uma zoonose, podendo atingir humanos e outros animais. Ambas são enfermidades de controle obrigatório e exigem vigilância constante, testes diagnósticos e manejo sanitário adequado para a sua erradicação.

Fonte: POD Oeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real