Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fóruns debatem, em Cascavel e Rondon, a prevenção à brucelose e tuberculose

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

A Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) realiza nos dias 21 e 22 de outubro o Fórum Conexão Brucelose e Tuberculose, evento voltado a pecuaristas, médicos-veterinários, técnicos e estudantes das ciências agrárias. A programação busca reforçar a importância da prevenção dessas enfermidades tanto no contexto da saúde animal e humana quanto nos impactos econômicos que podem causar ao setor produtivo.

A primeira reunião será no dia 21 de outubro, das 13h30 às 18h, na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), e a segunda no dia 22 de outubro, na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon). As inscrições são gratuitas, comenta o coordenador da Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do POD, Paulo Vallini. “O foco central das discussões, com a participação de especialistas, será a importância da prevenção no contexto econômico e de saúde única’, conforme Vallini.

Convidados

Os fóruns contarão com as presenças de Marta Freitas, médica-veterinária da Adapar e chefe da Divisão de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose; Eduardo Portugal, médico-veterinário da Frimesa, e da 10ª Regional de Saúde participarão Leila Wiedmann da Silva, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose e Elisiane Caleones do Nascimento, referência técnica do Programa de Controle da Brucelose Humana.

Conforme Paulo Vallini, os encontros buscarão apresentar e discutir a Brucelose e a Tuberculose, doenças que podem impactar a produção bovina, principalmente de leite, afetar a saúde humana e ainda gerar restrições comerciais aos produtores e à indústria. A sanidade animal é uma conquista importante para toda a comunidade, por isso esses temas precisam ser aprofundados e devidamente trabalhados, destaca o coordenador da CT de Sanidade Agropecuária do POD.

O que são?

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete bovinos e pode ser transmitida ao ser humano pelo contato com animais infectados ou pelo consumo de produtos de origem animal não pasteurizados. Já a tuberculose bovina, causada pelo Mycobacterium bovis, também é uma zoonose, podendo atingir humanos e outros animais. Ambas são enfermidades de controle obrigatório e exigem vigilância constante, testes diagnósticos e manejo sanitário adequado para a sua erradicação.

Fonte: POD Oeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real