Presidentes da Transitar e da Amop realizam reunião de alinhamento para alinhar programação e participação de gestores regionais no evento
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi elaborado com metas definidas para salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito brasileiro até 2028. Com o objetivo de mobilizar gestores da região para tratar de segurança viária e discutir o Pnatrans será realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2023 o I Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná.
O evento é organizado pela Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel (Transitar), Prefeitura de Cascavel e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Nesta terça-feira (11), a presidente da Transitar Simone Soares e o prefeito de Toledo Beto Lunitti realizaram uma reunião de alinhamento para discutir situações relacionadas a programação e participação de gestores regionais no evento. O público alvo são os prefeitos dos 58 municípios associados da Amop; Secretários e dirigentes de: Saúde, Infraestrutura, Mobilidade/transportes, Educação e Segurança Pública.

“Nós vamos fazer uma apresentação desses pilares [Segurança Viária e Mobilidade Urbana], mas trazendo para a realidade da nossa região. Quais são os limitadores e quais são as soluções que nós temos disponíveis para implementar o Pnatrans? Nós temos um impacto muito significativo na saúde com os sinistros de trânsito. O nível de acidentalidade e lesões no trânsito causam prejuízo diretamente na saúde. Então qual é o foco? O foco é trabalhar estratégias que melhorem a qualidade de vida”, explicou a presidente da Transitar, Simone Soares.
Ao implementar o Pnatrans em 2022, Cascavel obteve uma redução de 30% de óbitos nas vias urbanas em comparação ao ano anterior. O uso de campanhas educativas por meio de uma engenharia de fiscalização, tornaram os resultados uma consequência do trabalho realizado.
O presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, salientou a importância e necessidade de compartilhar o conjunto de experiências exitosas com os gestores regionais de forma que seja possível obter resultados significativos em todos os municípios que aplicarem as recomendações e metodologias previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
“Quando discutimos determinados temas, como a segurança em nossas vias, mobilidade urbana, integração de transportes, melhorar as condições do transporte coletivo e de outras alternativas de mobilidade, procuramos integrar sempre com questões de sustentabilidade, seja ela econômica, ambiental ou social. Em todas as situações, a presença dos gestores da região é fundamental, pois os problemas são os mesmos, só muda o tamanho de acordo com o porte do município. Neste primeiro Fórum teremos contato com especialistas que auxiliarão cada município a melhorar os seus índices de qualidade de vida por meio da segurança viária e mobilidade urbana”, anunciou o presidente da Amop, Beto Lunitti.
Entre os órgãos que participarão como convidados especiais neste evento estão: DER-PR, DNIT, COTRANS, G8 e Órgãos de Segurança Pública. O Fórum será realizado no Teatro Municipal de Cascavel. Em breve a organização divulgará a programação completa e como realizar a inscrição.
Fonte: AMOP / Texto: Dielson Pickler





