Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Forte geada atinge lavouras de milho no Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A massa de ar frio em atuação no Brasil desde a noite da segunda-feira (28) já provocou em geadas em áreas de produção do milho safrinha nesta madrugada. Confirmando as previsões, o evento climático foi registrado de modo acentuado no Oeste do Paraná, além de outras localidades do estado, ocorrendo também em Mato Grosso do Sul e no Paraguai.

Produtores e técnicos agrícolas ainda esperam para contabilizar os danos nas lavouras. Segundo Camila Danielle Nichtervitz, produtora em Marechal Candido Rondon, a geada foi generalizada e com intensidade moderada. “Deu geada por tudo, inclusive em distritos vizinhos. Ficou tanto a cidade como os distritos de Marechal todo branco pela manhã”, comenta.

Com as previsões indicando geada severa em toda área para a próxima madrugada, as preocupações com o milho safrinha só aumentam na região. “O milho aqui na região está mais adiantado quase não tem mais milho verde. Então se der uma geada mais forte e afetar o pé em si, daí os estragos podem ser maiores”, complementa a produtora.

Geada em Marechal C. Rondon. Foto da produtora Camila Daniele Nichtervitz

Segundo informações da Agrinvest, alguns reportes indicam que pelo menos 50% das lavouras de milho foram atingidas no Paraná. No Mato Grosso do Sul, a consultoria reporta geadas nas cidades de Ponta Porã e Angélica.

Já no país vizinho, o frio foi ainda mais intenso, também confirmando as previsões anteriores. As primeiras informações são de que várias regiões registraram geadas e de acordo com a publicação, produtores já estimam perdas de 70% a 90% na produtividade do milho safrinha, sobretudo nas lavouras plantadas mais atrasadas.

De acordo com Renildo Souza, produtor na região de San Alberto, no Paraguai, pelo menos 70% da produtividade deve ser atingida, confirmando a consequência do plantio mais tarde neste ano. Além do milho safrinha, a geada deve trazer problemas para a cultura do trigo.

Veja vídeo registrado no Paraguai por Renildo:

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real