Nesta quarta-feira (19), foi realizada a Formação Continuada para Servidores do Quadro Geral, Professores e Assistentes em Desenvolvimento Social que pertencem a Secretaria Municipal de Educação de Toledo. As atividades aconteceram no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro, na Unipar Campus I e no Centro Universitário FAG. As ações foram desenvolvidas na parte da manhã e tarde. Aproximadamente 1800 servidores recebem capacitação.

Com temas pertinentes ao desenvolvimento educacional, todos os participantes desde a pré-escola ao quinto ano, diretores, coordenadores, psicopedagogos, professores do atendimento educacional especializado, cozinheiras, secretárias e auxiliares de serviços gerais estiveram participando.

“Capacitar o profissional de forma contínua é fundamental. É valorização profissional por meio de capacitação. Os servidores se sentem reconhecidos e incentivados em seu trabalho e tendem a ter um melhor desempenho”, destaca a Secretária Municipal da Educação, Edna Heloisa Schaeffer.

Vale destacar que os profissionais puderam se inscrever nas oficinas que gostariam de participar, conforme sua área nas escolas ou de seu interesse. Os cursos foram ministrados por professores da Secretaria da Educação, e também palestrantes de fora.

A capacitação iniciou no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer com a presença da Mestre em Formação de Professores pela UFPEL, Daniela Pedra Mattos, que trouxe o tema “A Comunicação e a Influência nas relações de trabalho”, que aconteceu na parte da manhã, e depois a palestrante propôs atividades práticas, envolvendo “Dinâmicas: Soluções de Problemas”.

Esta Formação Continuada é o primeiro momento de um total de 32 horas de formação que os servidores do Quadro Geral terão. “O intuito dessa formação é dar condições de melhoramento e atualização constante aos professores. Com todo o conteúdo teórico e prático é visível que as capacitações são necessárias“, define a Secretária.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo