O Florir Toledo ampliou a oferta de cursos para os adolescentes, e agora está realizando por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família a oficina profissionalizante de “Rotinas administrativas e Práticas contábeis”. Quem participa são 54 jovens de 13 a 17 anos que frequentam regularmente o Florir Toledo em contraturno escolar, divididos em 26 alunos na turma da manhã e 28 à tarde. Eles estão aprendendo conteúdos como entradas e saídas em livro caixa e contabilidade.

O coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, conta que o pedido pelo curso veio dos próprios adolescentes, que têm desejo de se preparar para entrar no mercado de trabalho. “Foram duas garotas que apresentaram essa demanda, e eu achei muito pertinente da parte delas, por isso licitamos o curso e atendemos o pedido. Hoje estamos no terceiro dia de aula e já podemos ver a motivação desses jovens”.

Oséias complementa que a ideia não é inseri-los nos mercado de trabalho imediatamente, mas estimulá-los a se inserirem de forma organizada, sem abandonar a escola. Por isso o Florir Toledo também indica outras opções para os jovens. “Temos a atividade de Fortalecimento de Vínculos, que é ministrada pela Educadora social. Os adolescentes participam de discussões sobre relacionamento interpessoal nos ambientes que os cercam, como familiar, escolar e comunitário. Além de palestras sobre suicídio, doenças sexualmente transmissíveis, e drogas”.

O Florir Toledo também oferece outros cursos, como esportes e recreação, em que os adolescentes trabalham a prática esportiva com uma linguagem diferente da escola. Além de natação, musicalização, tiro com arco, e capoeira, que fortalece o convívio em grupo. “A principal atividade da casa é a “oficina da terra”, que é o que dá nome ao Florir Toledo. Os adolescentes aprendem de forma prática a trabalhar com plantas, produzir flores e mudas. No fim as flores são doadas para entidades ou até para os familiares dos jovens fazerem pequenos jardins, proporcionando um momento em família”, finaliza Oséias.

O Florir Toledo fica localizado à Rua Corbélia, 913 – Jardim Santa Maria . O telefone 3379-1588