Na segunda-feira (1º), 53 jovens integrantes do programa Florir Toledo iniciaram um curso básico de eletrônica e automação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o curso de Engenharia Eletrônica da instituição. Com carga horária de 60 horas e duração de seis meses, o curso será realizado semanalmente, com direito a certificado ao final. O transporte dos participantes é disponibilizado pela própria universidade.
O professor de Engenharia Eletrônica da UTFPR, Fábio Rizental Coutinho, explicou que o conteúdo será voltado para a realidade dos jovens, relacionando tecnologia e cultivo de plantas. “Eles vão aprender, por exemplo, um pouco do funcionamento de circuitos eletrônicos, noções de programação e robótica. A ideia é aplicar isso na automação do cultivo, como medir a umidade do solo e acionar um sistema de irrigação. E que eles possam, em casa, automatizar um processo de cultivo de plantas”, afirmou.
O coordenador do Florir Toledo, Paulo Esdras, destacou o caráter transformador da iniciativa. Ele afirmou que o curso amplia o horizonte dos adolescentes, oferecendo novos conhecimentos úteis no mercado de trabalho e aproximando-os da universidade. “Essa vivência proporciona a eles uma visão mais ampla das possibilidades de formação superior e pode representar uma mudança de vida. Queremos que o que aprendem aqui seja aplicado no Florir, mas também que abra portas para novas perspectivas acadêmicas e profissionais”, disse.
Já o professor da UTFPR, Mario Elias Carvalho do Nascimento, ressaltou a importância da extensão universitária. “A universidade se sustenta no tripé ensino, pesquisa e extensão. O que fazemos aqui é levar conteúdos que normalmente seriam vistos na graduação de forma mais simples e prática para quem ainda não está na academia. Dessa forma, oferecemos conhecimento que pode preparar os jovens tanto para o vestibular quanto para o mercado de trabalho, cumprindo a função social da universidade”, explicou.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo