Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flores laranjas chamam a atenção para a violência sexual contra crianças e adolescentes em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Um trabalho intersetorial envolvendo secretarias municipais, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) iniciou, nesta semana, uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. Foram colocadas 79 flores confeccionadas em papel diante do Paço Municipal Alcides Donin, representando as crianças e adolescentes vítimas em 2020. 

Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), neste ano estão sendo acompanhados 83 crianças e adolescentes, em situação de violência sexual. Em 2019 foram 134 casos, enquanto em 2020 os registros apontaram 79. “O baixo número em 2020 é reflexo do afastamento das crianças e adolescentes das redes de proteção devido à pandemia. A hipótese é que a falta de acompanhamento deste público diminuiu a identificação das situações de violência”, explica a secretária da SMAS Solange dos Santos Fidelis, acrescentando que esta rede é formada por escolas, serviços de convivência, conselho tutelar, saúde e serviços de assistência social como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). 

Para a secretária da Juventude, Jennifer Teixeira, uma das coordenadoras da ação de conscientização, a intenção é despertar a atenção para um problema. “É um dia de mobilização nacional em defesa das crianças vítimas por este crime tão bárbaro, que é o de abuso sexual”. A intenção é fazer com que as pessoas entendam que a violência sexual está dentro das casas. “Na casa ao lado da sua pode ser que esteja acontecendo uma situação de abuso”. 

Sobre a data, Jennifer diz que ela vem para contribuir para esta causa. “As pessoas precisam entender que Toledo possui casos relatados e acompanhados de violência sexual contra crianças e adolescentes e é necessário denunciar. Somente a partir do conhecimento as autoridades podem agir e fazer algo em prol desse público”. A secretária ainda acrescenta que este mal só pode ser combatido a partir de um esforço conjunto. “Poder público, família, sociedade civil como um todo. A gente precisa trabalhar junto para defender a vida de quem sofre desse mal”

18 de Maio

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é a violência sexual

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Disque 100

Além da prevenção, o combate a violência sexual contra crianças e adolescente precisa ser denunciado. Para isso, existe um número específico, o Disque Denúncia Nacional 100 para esta finalidade. O cidadão que identificar esse tipo de situação deve acionar os órgãos competentes – conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal, civil ou rodoviária.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real