Por Marcos Antonio Santos
Seguindo o calendário de Ações Sociais do Clube de Regatas do Flamengo, agosto é o mês da limpeza e preservação do meio ambiente, e a Embaixada Fla-Toledo está engajada nessa missão.
Neste sábado, dia 30, será realizado um mutirão de limpeza na Sanga Panambi, com início às 9h, nas proximidades do Boliche.
O presidente da Embaixada Fla-Toledo, Sidnei Monteiro (Sidão), confirma que a Fla-Toledo, em parceria com o Flamengo e outras embaixadas, aderiu à campanha de limpeza e preservação ambiental em agosto. Essa ação, que faz parte do calendário anual de projetos sociais da embaixada, visa conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo.
“Neste ano, a Embaixada Fla-Toledo aderiu à campanha de limpeza e preservação ambiental. Como parte do projeto das Embaixadas e Consulados, vinculado ao programa de sócio-torcedor do Flamengo, temos como objetivo principal angariar novos sócios-torcedores, revelar novos talentos e promover as campanhas sociais do clube. Esses são os três pilares fundamentais aos quais nos comprometemos perante o Clube de Regatas do Flamengo como Embaixada. O projeto da Embaixada possui um calendário anual de ações sociais, que se inicia em janeiro e se estende até dezembro. Embora nem sempre seja possível cumprir todas as ações previstas, algumas Embaixadas e Consulados, com mais tempo de atuação e consolidação, conseguem atender a todas”, conta.
De acordo com Sidão, a Fla-Toledo ainda está em processo de estruturação, mas se comprometeu com o clube a aderir, no mínimo, a duas ações por ano.
“Em agosto, promovemos a limpeza e preservação ambiental. As Embaixadas e Consulados que aderem a esta ação social estabelecem parcerias com a prefeitura e secretarias de Meio Ambiente, realizando atividades de limpeza, conscientização e educação socioambiental, com foco no descarte correto do lixo, entre outros temas”.
Neste ano, a Fla-Toledo escolheu o mês de agosto para realizar sua primeira ação nessa área.
“Promoveremos um mutirão para coleta de lixo inorgânico, tendo escolhido a Sanga Panambi por sua proximidade com a nossa associação e por ser nossa primeira ação nesse sentido. A intenção é expandir essa iniciativa para outros locais, valorizando a diversidade e buscando atender a todos os bairros”, relata Sidão.
Ele confirma que, neste sábado, dia 30 de agosto, a partir das 9h, estarão reunidos no início da Sanga Panambi para dar início à ação social.
“Convidamos a comunidade — não apenas os torcedores do Flamengo e associados da Fla-Toledo, mas toda a população interessada — a participar dessa iniciativa”, ressalta.
EMBAIXADAS
A Embaixada Fla-Toledo faz parte do Projeto Nação Rubro-Negra, diplomada como Embaixada da Nação, iniciativa vinculada ao Clube de Regatas do Flamengo por meio das Embaixadas e Consulados.
As Embaixadas e Consulados da Nação são movimentos espontâneos de torcedores rubro-negros espalhados por diversas localidades do Brasil e do exterior, que se reúnem para assistir aos jogos do Flamengo, comemorar vitórias e conquistas, trazer novos sócios-torcedores, divulgar os valores e campanhas do clube, além de realizar ações sociais em suas comunidades.