A administração pública de Toledo segue com rigor a fiscalização das medidas de prevenção contra a pandemia da Covid -19. A liberação de alguns estabelecimentos no município, na última segunda-feira (6), movimentou o centro e bairros, mas a fiscalização para manter o isolamento social e seguir as medidas de higienização e distanciamento social não param.

Os fiscais estão atentos às medidas exigidas e durante todo o final de semana as lojas abertas tiveram a supervisão da Vigilância Sanitária, e da Guarda Municipal, que colaborou para que todas as recomendações fossem respeitadas. Faixas de distanciamento, limpeza dos ambientes, quantidade de pessoas dentro dos espaços, orientação e álcool gel na entrada dos estabelecimentos foram fiscalizados pelos servidores. Participam da ação, a Polícia Militar que atendeu diversas denúncias de aglomeração de pessoas.

Conforme o secretário da Fazenda Balnei Rotta, os cuidados de prevenção por parte dos comerciantes são necessários para manter esses espaços abertos, pois o descumprimento das medidas não permite que eles continuem com o atendimento ao público. “Em tempo de isolamento social, a população está sendo orientada a sair de casa só com extrema necessidade. Medidas como a proibição de crianças menores de 12 anos nos estabelecimentos foram imprescindíveis para que até agora o município tivesse apenas um caso confirmado do novo coronavírus”.

Combate ao coronavírus

A Secretaria de Saúde orienta para que aqueles com sintomas gripais não devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Essa medida previne que os vírus se espalhem no ambiente e mais pessoas fiquem doentes. Para esses casos, a recomendação é ligar no telefone 3055-8872, tirar dúvidas e receber as devidas orientações por profissionais da Saúde.

Combate à dengue

Além da pandemia do coronavírus, Toledo enfrenta também a epidemia de dengue. Aproveite a quarentena para ficar em casa e além de lavar as mãos, fazer a higienização das residências, eliminem os focos do mosquito da dengue, cuidando dos quintais, vasos de planta, caixas d’água, calhas, potes de água dos animais domésticos, vasos sanitários, todo e qualquer recipiente que possa acumular água.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo