Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Final de semana será de chuva e ventos fortes em parte do Paraná, prevê Simepar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma nova frente fria deve trazer chuva a algumas regiões paranaenses neste fim de semana, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Por causa disso, os próximos dias seguem com a gangorra meteorológica que vem se destacando desde a última segunda-feira (28). A temperatura desceu, subiu, e terá novas oscilações.  

O primeiro dia de agosto amanheceu com temperaturas acima de 10°C em 27 cidades – muito mais do que as dez estações na mesma condição na quinta-feira (31), e apenas três na quarta (30). A massa de ar frio e seco que estava sobre o Paraná ao longo da semana finalmente perdeu a força. Nesta sexta (1°), apenas três cidades tiveram temperaturas mínimas abaixo de 5°C: General Carneiro (2,8°C de acordo com o INMET), Telêmaco Borba (4,1°C) e Palmas (4,4°C).

Mas o tempo firme e mais agradável não durará muito tempo. “A presença de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, ou seja, próximo a áreas a Oeste do Paraná, favorecerá a mudança nas condições do tempo, inclusive com situações de fortes rajadas de vento, principalmente na metade Oeste”, ressalta a meteorologista do Simepar Júlia Munhoz. O vento forte está previsto para sábado e domingo, com mais intensidade no sábado, quando as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 70 km/h nesta região.

No sábado (2) haverá predomínio de sol, com possibilidade de alguma nebulosidade alta. Não está descartada a possibilidade de pancadas isoladas e rápidas de chuva no Oeste. Já no domingo (3) a chuva se torna mais significativa no interior do Paraná. “Em função do avanço do sistema de baixa pressão no Oeste, alinhado com a passagem de uma frente fria pelo oceano na direção sul do Brasil, a chuva deverá começar desde o período da manhã, a partir do Oeste e Sudoeste, em direção ao Noroeste e Centro-Sul do Paraná”, detalha Munhoz.

As pancadas de chuva podem, pontualmente, ter maior intensidade nestas regiões e virem acompanhadas de trovoadas. Já do Norte ao Leste do Paraná o tempo será predominantemente estável no fim de semana. Pancadas rápidas e localizadas de chuva, entretanto, não estão completamente descartadas. Já na segunda (04) e terça-feira (05) o tempo fica instável, com chuvas ocasionais em todos os setores paranaenses.

TEMPERATURAS – Tanto no sábado quanto no domingo, as temperaturas mínimas ao amanhecer deverão ficar próximas aos 20°C na metade Oeste do estado, enquanto entre a região Centro-sul, Campos Gerais, Sudeste, Norte e Região Metropolitana de Curitiba, deverão ficar próximas dos 10°C.

Já as máximas do sábado deverão superar os 22°C em praticamente todo o estado, com destaque para os municípios como Colorado, Paranavaí, Loanda e Foz do Iguaçu, entre outros nas faixas Norte e Oeste, que ultrapassarão os 30°C no período da tarde. No domingo, a chuva trará um leve declínio dos valores nos termômetros e as maiores temperaturas estão previstas apenas para os municípios da faixa Norte, que podem chegar a 30°C.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real