Começando mal?

As campanhas políticas aqui na terrinha do suíno nos ensinam muito, a começar pelo “comportamento” dos candidatos e pré-candidatos. Nos ensinam que “promessas” são meras “promessas”, ou seja, são promessas… Não são cumpridas! Os tais planos de governo são “bonitinhos” antes das eleições. Nos ensinam, também, que aqueles pronunciamentos com “voz” em tom elevadíssimo do “Pedro” contra o adversário “João”, durante as disputas, diluem no ar, e “João” eleito, se torna o “melhor” amigo do “Pedro”.

Começando mal? I

Desde os anos 80 esse colunista acompanha de perto cada um dos pleitos e por essa razão afirmo o que mais irrita o eleitor Toledano, seja ele de nível superior ou não, é a falta de respeito para com a PALAVRA proferida. Exemplo: A palavra “NÃO” para a maioria dos políticos, sejam dos anos 80 ou mais jovens, tem o significado INVERSO, ou seja, “SIM’.  Sele disser a você: Não sou candidato; BATATA, ele será!

Começando mal? II

Apenas dois nomes que não se pode colocar no mesmo “saco”, Tita Furlan e Ademar Dorschmidt que quebraram essa mesmice do passado.   Nessa semana os eleitores de Toledo estão vivendo esse passado; Dr. João Poletto, que firmou de “pés” juntos que não sairia candidato a prefeito, filia-se ao partido do governador Ratinho. Nesse caso do Dr. Poletto, prevaleceu e vai continuar afirmando “NÃO”, mas, que ao final será o “SIM”, do contrário, qual a razão de ir a Curitiba para assinar ficha no partido do governador? Fosse apenas para contribuir para o partido, teria assina a ficha aqui em Toledo, no Mexa-se. Então, vai ser SIM, apesar dos insistentes NÃO.

Começando mal? III

Dr. João Poletto, respeitadíssimo na esfera jurídica, que já atuou por vários anos como assessor jurídico no executivo, mexeu com o “inconsciente” de muitos, pois devem estar se perguntando se poderão acreditar nele ou não caso venha ser candidato como afirmei nessa coluna em dezembro de 2018, que seria formado um novo “PP” em Toledo: Poletto e Pelanka”. 

Começando mal? IV

Eu creio que essa decisão já tinha sido tomada ainda no ano passado quando um dos meus “urubus” deu uma sobrevoada lá pelo lado do clube “Mexa-se” onde começava-se a desenhar o que se está aparecendo hoje. Mas a pergunta que se faz é: obterão êxito no pleito eleitoral? Será que o PSD de Toledo tem em sua lista de pré-candidato a vereadores nomes que agregam cidade, bairros e interior, com suporte e votos para contribuir na eleição do candidato a prefeito e vice? A história nos mostra que partidos que começam de cima para baixo estão fadados ao fracasso. Falta a base que dá sustentação à estrutura.

Começando mal? V

Começaram mal… Me parece que querem selecionar os filiados, ou melhor, escolher quem pode ou não ser filiado ao PSD, mas quais critérios utilizam para isso?! Vontade pessoal dos dirigentes?!

Começando mal? VI

Atualmente, em Toledo o PSD tem apenas o vereador Vagner Delabio (que se elegeu na coligação com PP) como sendo sua maior liderança. Há poucos dias o secretário da agricultura Lídio Michels assinou a sua ficha, grande nome do interior, respeitado pela seriedade no trato com a gestão pública, mas, até onde se sabe não estará concorrendo a cargo eletivo, até mesmo por que ele, tem compromissos com outras grandes lideranças do interior que o acompanham, mas, que ainda não se sentiram “valorizados” pela sigla e poderão seguir outros caminhos.

Começando mal? VII

Começando mal então? Creio que sim, pois, o que se vê no Dr. Poletto é serenidade e respeito, mas, que, diante de tantas “negativas”, se ele realmente for candidato, os eleitores ficarão com dúvidas sobre em quem acreditar. Reescrevendo: flecha lançada, palavra proferida e oportunidade perdida não voltam e nessa pré-eleição de Toledo já estou “assistindo” os mesmos filmes de outrora.

Serenidade

Com maior respeito aos demais, mas, Adelar José Hoszbach demonstra a cada dia que passa ter “discernimento e serenidade política”.  Nem mesmo na presença do presidente nacional do PSD (Kassab) e do governador Ratinho que já está sendo projetado candidato a candidato a presidência da República, ele deixou se levar pela emoção e não assinou a ficha.

Serenidade I

Para os mais entendidos, o que ficou assinado mesmo, foi a possível dobradinha e que, por consequência, mexeu com o “brio” dos demais nomes a pré-candidatos a prefeito que poderão sair da toca pois estavam na espera de algumas “repostas” por parte do Pelanka.  

Os contaminantes e o consorcio lixo.

O Vereador Leoclides Bisognin levou a público na tribuna da câmara uma questão muito preocupante no que se refere prevenção de contaminação da produção avícola e suína de Toledo. Bisognin, baseou-se em informação passada por um engenheiro químico que atua em empresa que produz alimentos para fazer esse alerta de extrema importância.

Os contaminantes e o consorcio lixo.

O engenheiro químico disse que a vinda do “lixo” de mais de 30 cidades para Toledo poderá colocar em risco as duas maiores produções agro; que são a de Suínos e de Aves pois a salmonela se prolifera através do chorume e caso não haja uma regulamentação que iniba o derramamento nas vias públicas onde são transportadas as rações e os próprios animais sejam para o abate como a iniciação, é certeza de contaminação.