Apresentação da Orquestra Versatilis, tendo, como solista, o violoncelista Hugo Pilger e a regência de Jean Reis. Foto: Kimberly De Marchi

Por Marcos Antonio Santos

O município de Toledo é a capital paranaense de música erudita com o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) até este sábado, 20. Em sua primeira edição, o evento traz a cultura musical para fora dos grandes centros e incentiva a troca de experiências. Musicistas brasileiros e de outros países engradecem o festival.

Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap leva para o palco do Teatro Municipal de Toledo a série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita. A abertura do festival aconteceu na noite dessa segunda-feira, 15, com a Orquestra Versatilis, tendo como solista o violoncelista Hugo Pilger e a regência de Jean Reis.

Em uma breve cerimônia de abertura, o maestro Jean Reis, diretor artístico do festival, destacou a participação de um grupo de pessoas de várias partes do Brasil e de outros países no município de Toledo. “Uma ampla programação acontece nesta semana na cidade. Ensaios são realizados com os músicos para culminar em uma bela apresentação no final de semana.” Na oportunidade, ele ainda comentou sobre a ampla programação de eventos semelhantes ao de Toledo em outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina. “Agradeço por repartir a nossa música com vocês. Muito obrigado! Obrigado à Prati-Donaduzzi pelo apoio financeiro.”

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

DIVISOR DE ÁGUAS – A coordenadora do Festimap, Raquel Mantovani, disse que iniciativas como essa, trazer músicos e professores desse calibre para uma cidade do interior do país, representam verdadeiramente um divisor de águas. “Os munícipes têm a oportunidade de conhecer a música de concerto, que acontece geralmente nos grandes centros. Eles têm a chance de conhecer um violinista do calibre dos professores que aqui estão, os instrumentos que integram a orquestra, permitindo o acesso democrático a toda a população de uma cidade do interior que carece desse tipo de iniciativa. Sem dúvida, isso modifica a realidade cultural da cidade”, afirma.

Foi uma noite de magia no Teatro de Toledo. Foto: Kimberly De Marchi

Ela conta que na primeira oficina realizada nesta segunda-feira, houve a participação de 70 crianças de Toledo e cidades vizinhas. “Um movimento maravilhoso no palco do teatro com a professora Dulce Prima conduzindo essa oficina, que será transformadora para essas crianças. Essas crianças integram projetos sociais da cidade de Toledo e da região e participarão, ao longo desta semana, diariamente na oficina. Na sexta-feira é o dia do concerto das crianças, onde serão apresentadas as atividades trabalhadas ao longo da semana”, comenta Raquel.

Ela avalia o papel da cultura em transformar a vida de uma pessoa. “O tripé necessário para a formação do ser humano é o esporte, sem dúvida, e a música, que é de fundamental importância. Não somente como o esporte, a música exige disciplina da criança, um foco; são capacidades que as crianças vão desenvolvendo ao longo da sua maturação, e a música contribui sobremaneira. Também, com seu poder transformador, enquanto uma linguagem, ela oferece condições para que o ser humano, especialmente as crianças, se manifeste através dessa linguagem”, ressalta Raquel Mantovani.

ESPETÁCULOS – Festimap reúne mais de 300 musicistas e está com uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro. Além de concertos que apresentarão alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país.

A agenda de espetáculos traz ainda professores do festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do festival.

A programação segue até este sábado, 20, com concertos no Teatro Municipal, mas também com concertos especiais programados para acontecer a partir desta quarta-feira, 17, em locais públicos (confira a programação).

17/07, Quarta-feira:

  • 10h30 – Teatro Municipal: Ensaio Aberto
  • 15h00 – Hospital Bom Jesus (HOESP)
  • 20h30 – Paróquia Menino Deus

18/07, Quinta-feira:

  • 10h00 – CERTI Pioneira

19/07, Sexta-feira:

  • 13h00 – Prati-Donaduzzi

20/07, Sábado:

  • 11h00 – Praça Willy Barth

Realização – O festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.

A programação segue até o dia 20 de julho e as apresentações são gratuitas, sem necessidade de retirada antecipada de convite. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no site do Festimap.

Fonte: assessoria do evento