O festival recebe apoio da Prati-Donaduzzi e segue até sábado, às 20h no Teatro Municipal de Toledo, com entrada gratuita. Foto: Kimberly de Marchi

Ao som do violino e de outros instrumentos, a magia da música erudita se espalhou por Toledo, transcendendo as paredes do Teatro Municipal. Músicos do Festival de Música Araucárias do Paraná (Festimap) realizaram concertos especiais em espaços públicos como o Hospital Bom Jesus (Hoesp), a Paróquia Menino Deus e o Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Pioneiro.

“Em todos os festivais incluímos essa programação para tirar a música do teatro, desconstruir a ideia de que só pode ser ouvida no teatro. E nada mais justo do que mostrar um pouco da apresentação para quem não pode ir”, diz a responsável pelos concertos especiais do Festimap, Andréa Turato.

Letícia Scharanck, psicóloga da Hoesp, evidencia os benefícios da música: “além de ser uma arte e entretenimento, é também uma ferramenta terapêutica. Acalma, diminui o sofrimento, e a humanização dentro do ambiente hospitalar pode até mesmo colaborar com a recuperação e diminuir o tempo de internamento do paciente”, complementa.

“A música clássica conecta as pessoas e foi emocionante ver os olhos dos idosos brilharem. Ficamos felizes em receber a apresentação do Festimap, que trouxe um grupo de músicos para alegrar ainda mais a nossa manhã”, ressalta Luciana Silva, coordenadora do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Pioneiro.

Concertos 

Em sua primeira edição, o Festival conta também com concertos noturnos gratuitos, às 20h30, no Teatro Municipal de Toledo, até o dia 20 de julho, sob a direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio da Prati-Donaduzzi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura. O festival reúne mais de 300 músicos com oficinas de instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro.

“É uma alegria poder levar música para Toledo. O teatro da cidade é um espaço grandioso que acolhe a todos que apreciam eventos culturais. Além disso, a iniciativa ajuda a descentralizar a cultura dos grandes centros para cidades menores, possibilitando o aperfeiçoamento musical e acesso às diversas faixas etárias”, destaca o maestro Jean Reis.

Edilson Bianqui, diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi, destaca que a missão da empresa é levar saúde para milhões de brasileiros, mas o seu compromisso vai muito além da produção de medicamentos de alta qualidade. “Ao apoiar iniciativas culturais como o Festimap, estamos ampliando nosso impacto na comunidade de Toledo. A cultura tem o poder de unir as pessoas e fortalecer laços. Juntos, estamos investindo na saúde da nossa sociedade em todas as suas dimensões”, conclui.

Na sexta-feira (19), os colaboradores da Prati-Donaduzzi tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação dos músicos na empresa farmacêutica. Hoje, às 20h30, é a vez da orquestra acadêmica, do coro infanto-juvenil e da classe de canto se apresentarem no Teatro Municipal de Toledo. No sábado (20), às 11h, a Praça Willy Barth se transformará em palco para os músicos, enquanto a noite reserva o encerramento do evento com o aguardado concerto sinfônico do Festimap, às 20h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prati-Donaduzzi