FERROESTE – CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO

Tive acesso a um convite enviado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, sob a coordenação do secretário Sandro Alex, convocando vários prefeitos do Oeste do Paraná para a primeira REUNIÃO TÉCNICA DE ENGAJAMENTO.

FERROESTE – CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO I

Os prefeitos do Oeste do Paraná discutirão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEAJ) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), já que o Projeto Ferroviário pretende-se ampliar e revitalizar a Estrada de Ferro Paraná Oeste, de modo que a mesma passe da extensão atual de 248,6 km para uma extensão estimada de 1.285,23 km, ligando as cidades de Paranaguá/PR, Guarapuava/PR, Cascavel/PR, Guaíra/PR e Maracaju/MS, contendo também um ramal ferroviário entre Cascavel/PR e Santa Terezinha de Itaipu/PR.

FERROESTE – CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO II

A nova Ferroeste contemplará 49 municípios, sendo 41 municípios no Estado do Paraná e 8 municípios no Estado do Mato Grosso do Sul. Diante dessa abrangência e alcance, é importante o envolvimento das Prefeituras Municipais nessas discussões com os gestores e suas equipes técnicas, para a obtenção de subsídios acerca da realidade da infraestrutura local.

FERROESTE – CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO III

Nessa próxima segunda-feira, o prefeito Beto Lunitti e os secretários Diego Bonaldo, do Desenvolvimento Econômico, e Neuroci Frizzo, do Planejamento, estarão em nossa capital para tratar dos estudos já feitos sobre a instalação de um terminal portuário-seco em Toledo, mais precisamente, na região do Biopark.

Desrespeito ao regimento?

Já assisti a esse filme, onde os ex-presidentes das comissões de nosso Legislativo ignoraram, e hoje continuam ignorando, sua principal “bíblia”, chamada de Regimento Interno.

Art. 89 – As comissões permanentes reunir-se-ão ordinariamente na sede da Câmara, em dias e horas prefixados em ato da Mesa, na forma do inciso II do artigo 44. (redação dada pela Resolução nº 14/2019)

§ 1º – As reuniões das comissões serão públicas e durará o tempo necessário para o exame da pauta respectiva, logo, ela não pode ser “fechada” tão somente, entendo. Não consta:

a)            O público que estiver presente “poderá” participar das discussões;

b)           Fica a critério de o presidente permitir a participação ou não do público presente;

c)            Todos os interessados em participar das discussões sobre qualquer tema dever oficializar via protocolo, como é de praxe aquele espaço de 15 minutos antes das sessões ordinárias.

d)           ETC…

Uma pergunta bem objetiva:

Quem teve participação na reunião da CLR onde a pauta era o projeto de Lei nº 68 (plano de educação) infringiu a lei ou a Lei foi infringida pela presidência da Comissão?

Nos anexos do projeto de Lei nº 68, apenas 01 ofício do CME, que pede oitiva. As demais entidades, nada consta. Pior que as dúvidas de interpretações das leis, é assistir a “tia das bolachas” novamente desrespeitando os vereadores. Para mim não é novidade, depois que ela adentrou ao prédio da Câmara Municipal de Toledo quando a entrada estava proibida devido ao COVID-19 em 2020.

Está impregnada no seu DNA a raiva e a soberba, que por consequência, a torna incapaz de ser moderadora, apaziguadora, inteligente e apta a entender o contradito. Nem quero imaginar ela ocupando um cargo fora desse, que é o de produzir “bolachas”.

Via de ligação ao Biopark

Um membro de um grupo de WhatsApp pediu essa informação:

Existe um projeto de uma avenida que liga a Barão com o Biopark? Isso procede? Alguém tem informação de onde será feito, caso seja verdade?

Resposta do “tri” secretário Frizzo:

“Terá sim. Um eixo pela Avenida Barão do Rio Branco, de 60m de largura. Mas também terá acesso pela OT de Novo Sobradinho até uma determinada altura. Após esse ponto, o acesso sai à direita, conectando ao Biopark ao oeste do mesmo!  Também teremos acesso pela PR 182.

Isso já aprovado pelo Conselho e equipe do Plano Diretor. Dia 02 de julho terá audiência pública híbrida, no Teatro Municipal, onde serão apresentados esses traçados”.

PSS para contratar médicos em Toledo

Município abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 05/2021 objetivando a contratação de pessoal, por tempo determinado para atuarem na saúde pública de Toledo.

Médico T6 I – Clínico Geral – 30 horas semanais Remuneração: R$ 15.556,18

Médico T4 I – Clínico Geral – 20 horas semanais Remuneração: R$ 10.370,79

As inscrições e demais informações nesse link:

https://www.toledo.pr.gov.br/intranet/orgao/download.php?cd_diario=2943

Golpe do PIX

Ontem a tarde uma colega de meu trabalho recebeu um PIX de 250 reais. Ela ficou sem entender e sem saber quem tinha feito. Logo em seguida, ela recebeu um zap-zap de uma pessoa desesperada, falando que tinha feito um PIX errado e caiu na conta dela, e se ela podia devolver com urgência porque alguém dela estava esperando esse dinheiro. Essa colega, na hora ficou tão aflita devido ao desespero da pessoa que quase fez a “devolução”. 

Tinha um grande detalhe: o Pix estava somente agendado. No caso, ia cair na conta geralmente em um ou dois dias.

Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas e a assembleia

Neste sábado, haverá assembleia na Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo. O evento transcorrerá nas dependências da sede da ABATOL, no Jardim Porto Alegre, às 15h, conforme edital publicado e registrado em cartório.

Entrevistas deste sábado na Gazeta

Às 08h, o ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil Dilceu Sperafico discorrerá sobre a possibilidade de ser vice na chapa do governador Ratinho Junior.

ÀS 10h, o prefeito Beto Lunitti, que voltou de uma corrida a vários ministérios para agilizar projetos ao município, abordará os seguintes temas: 

             Ferroeste;

             A volta dos voos da Azul;

             A desistência da Ebserh;

             Novas tecnologias para o homem do campo;

             Moradias populares.