Foto: Ascom/AMOP

Reunidos nesta terça-feira (20) na sede da Amop, em Cascavel, secretários e diretores de Cultura dos 54 municípios da região Oeste do Paraná alinharam ações que serão desencadeadas logo que o período crítico da pandemia chegar ao fim, ou mesmo, caso não ocorra tão cedo, como o previsto, iniciativas virtuais previstas para o segundo semestre deste ano.

Uma delas é a realização da 16ª edição consecutiva do Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), um dos maiores eventos do gênero do Estado e revelador de talentos que hoje despontam no cenário fonográfico nacional. A concepção do formato do evento, bem como as datas da realização, ficarão para um segundo momento. Todavia, fica acertada sua realização, dependendo apenas do contexto do cenário de saúde e os protocolos vigentes.

Criado em 2006, o Fermop já realizou 15 edições presenciais e uma virtual, a mais recente, em 2020. Já participaram do evento aproximadamente 2.100 intérpretes/cantores dos 54 municípios da área de abrangência da Amop. Revelou talentos como Andréia Karen (Cascavel), as gêmeas Daiane & Denise (Iracema do Oeste), Malu Cavalcante (Ubiratã) que participou do programa The Voice Kids, da Rede Globo e Hanny Kethellyn (Nova Aurora), finalista do The Voice Kids.

Mais de 30 mil pessoas participaram das edições presenciais do evento e outras 200 mil de forma virtual. Em cinco anos foram gravados DVDs das grandes finais. Ao todo, mais de R$ 180 mil foram distribuídos em dinheiro nas 15 edições do evento.

Outro evento é a realização do Concurso Miss e Mister Terceira Idade, realizado em 2019 e suspenso em 2020 por conta da pandemia. A evolução da vacinação vai ditar a possibilidade de realização ou não da edição 2021 deste evento.

Por fim, os secretários e diretores de Cultura definiram a organização de um apanhado de informações dos municípios, de ordem cultural, gastronômica, turística e de eventos, para a compilação em um conteúdo único e organizado, mostrando unidade regional e fortalecendo a identidade regional nestes quesitos.

Comandada pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, a reunião contou com a participação do prefeito de Anahy e diretor de Cultura e Eventos da Amop, Carlos Antônio Reis, e, representando os secretários municipais de cultura, o secretário de Cascavel, Luiz Ernesto Mayer Pereira e, representando os diretores de Cultura, Fabiana Aquino, diretora de Cultura de Entre Rios do Oeste.

Segundo Paranhos, as políticas de cultura foram prejudicadas durante o período crítico da pandemia, e por isso o desafio é torná-la a grande ferramenta da retomada das ações logo que as dificuldades forem superadas. “A volta deverá ser com alegria e a cultura será a maneira de cumprir esse desafio”, desse Paranhos.

Já o prefeito Carlos Reis afirmou que respeitar o Fermop como um patrimônio cultural da região. “E, muito mais que isso, ampliar as percepções, promovendo fóruns, mesas redondas e debates e outras formas de valorização da nossa identidade”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMOP