Nem tudo é festa nas férias escolares de inverno. Esse período também é destinado para cuidar da segurança do transporte de nossos alunos. Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18) a Secretaria de Segurança e Trânsito realizou a vistoria dos veículos que fazem o transporte escolar no município. O objetivo principal é garantir a segurança dos estudantes. 

Atualmente 94 veículos, sendo 32 vans no perímetro urbano e 62 ônibus e vans do interior, compõem a frota do transporte escolar. Segundo o Coordenador de Fiscalização do Trânsito, Genuir Giaretta, será encaminhado pedido ao Conselho Municipal do Trânsito para a ampliação do número de vans na área urbana. 

Vistoria

Durante a vistoria são analisados 30 itens de segurança, entre a parte interna e externa dos veículos. “A maioria das irregularidades são referentes as condições dos pneus, sinalização (piscas) e câmera de ré, que é obrigatória. Além disso, também avaliamos os documentos dos condutores e das empresas. O condutor não pode ter nenhuma multa grave ou gravíssima nos últimos 12 meses”, explicou Giaretta. 

Ele disse ainda que alguns ônibus do interior estão no último ano que é permitido realizar o transporte. A legislação permite que seja por 10 anos, prorrogáveis por mais dois se liberados na vistoria. A ação envolveu seis agentes de trânsito em cada um dos períodos. 

Envolvimento

A vistoria realizada nos veículos tem a aprovação dos condutores e empresas que realizam o transporte. Percebeu-se que existe mais do que a “simples” prestação de serviços. “A gente tem um carinho pela piazada e levamos eles como se fossem nossos filhos. Pegamos na porta de casa e deixamos na porta de casa. E por isso é importante estar com tudo em dia. O que é exigido para um precisa ser para todos”, salientou o motorista Sebastião Soares Mendes, 52. 

A mesma opinião é compartilhada pelo motorista Olávio Gonçalves, como funcionário mais antigo da empresa, tem a responsabilidade de levar os ônibus e vans para a vistoria. “É muito importante essa vistoria, tanto para os passageiros, quanto para os motoristas. O pai entrega a responsabilidade da vida do filho para o motorista, então eles querem segurança”, frisou. 

Ele contou ainda que certo dia uma mãe, antes de uma viagem com o ônibus, lhe falou “Motorista, estou lhe entregando a minha joia mais preciosa em suas mãos. Cuide bem do meu filho”. Com tal pedido a reação foi instantânea, “nessa hora a responsabilidade dobrou”, disse Olávio com muito afeto e demonstrando muito envolvimento com a profissão. 

“O trabalho da Guarda está de parabéns. O atendimento foi 100%. Também estão melhorando a sinalização e a fiscalização na frente dos colégios, isso é muito bom para nós”, avaliou.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo