Foto: ACIT

Por Marcos Antonio Santos

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) lançou nessa sexta-feira, 25, o Feirão CPF Limpo. Durante o evento, que reuniu empresários associados, foram esclarecidos os objetivos do Feirão, que oferece a oportunidade para consumidores inadimplentes renegociarem suas dívidas com condições diferenciadas, permitindo a quitação de débitos. Além disso, os empresários que utilizam o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) puderam verificar como recuperar valores de dívidas em atraso.

O município de Toledo, segundo dados do Serasa, possui 18.243 CPFs devedores, com 53.877 registros, totalizando R$ 37.527.758,55 em dívidas registradas na base do SPC pela ACIT.

“Estamos sempre buscando ações para apoiar nosso empresário, oferecendo estratégias de atuação no mercado. Estamos atentos a esses dados para criar iniciativas. O SPC realizará esse Feirão nacional, que começará no dia 20 de novembro, e nós já planejávamos o nosso evento. Então, estamos somando forças com o SPC, que atuará em nível nacional, para fortalecer essa ação, pois a população estará informada sobre o Feirão,” afirma a vice-presidente de Produtos da ACIT, Giselle Grando.

Em Toledo, o Feirão CPF Limpo começa no dia 11 de novembro e segue até 31 de dezembro de 2024. A renegociação das dívidas poderá ser realizada diretamente nas empresas onde os consumidores possuem pendências.

Nos dias 22 e 23 de novembro, o SPC estará na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Sete de Setembro, oferecendo consultas gratuitas ao CPF dos consumidores. Além disso, os clientes com dívidas em atraso serão orientados sobre a importância da renegociação para regularizar o CPF, permitindo que façam suas compras de fim de ano com mais tranquilidade.

Ela destacou que a recuperação de crédito oferece ao associado a oportunidade de receber valores de dívidas paradas, que não conseguia recuperar. “Queremos também incentivar a renegociação de dívidas; o Feirão traz grandes vantagens e benefícios, especialmente para o consumidor, ao permitir a regularização de suas dívidas. Nosso objetivo é restabelecer o acesso ao crédito, possibilitando que esse devedor regularize suas contas e volte a ter crédito no mercado, reintegrando-o ao consumo. Estamos nos preparando para as vendas do Natal”.

Foto: Gazeta de Toledo

PLANEJAMENTO – Segundo Giselle, muitas pessoas estão negativadas pela falta de planejamento financeiro pessoal. “Sabemos que a maioria da população se endivida por não conseguir planejar financeiramente. A ideia é: ganho tanto, logo, posso gastar até tanto, subtraindo as despesas básicas e guardando um pouco para emergências. Esse raciocínio falta à grande maioria”.

PROCON – A coordenadora do Procon de Toledo, Janice Finkler, afirmou que 45% dos paranaenses têm o nome no SPC. “Esse afastamento do consumidor do mercado de consumo é prejudicial. Com uma iniciativa ativa como essa, ajudamos a reintegrar o consumidor ao mercado local. Ações como essa tratam e previnem, pois muitas vezes uma pequena dívida cresce e leva à exclusão do mercado de consumo. As propostas de renegociação são pensadas para facilitar acordos, mesmo que parcelados, permitindo ao consumidor voltar a comprar”, ressalta.

AÇÃO – Após o lançamento, as empresas que aderiram à ação receberam um cartaz, facilitando a identificação para consumidores interessados em renegociar suas dívidas.

Manter o “CPF Limpo” traz diversas vantagens ao comércio, especialmente no fim de ano, período de aumento nas compras e na movimentação econômica. Consumidores com o nome limpo têm mais facilidade para acessar crédito, o que impulsiona a compra de itens de maior valor e viabiliza parcelamentos sem juros. Para o lojista, essa prática reduz o risco de inadimplência, garantindo maior segurança nas transações financeiras.

Além disso, oferecer vantagens especiais para quem está com o CPF em dia ajuda a fidelizar clientes, fortalecendo a relação entre comércio e consumidor. Isso permite ao lojista lançar promoções com condições de financiamento, favorecendo a compra de produtos de maior valor, como eletrônicos e móveis. Assim, incentivar o “CPF Limpo” beneficia tanto o cliente, que ganha poder de compra, quanto o comércio, que pode aumentar suas vendas de forma segura e sustentável.