Homenagem a Valdemar. Foto: Secom/Pref. de Toledo

A homenagem a figuras importantes da história de Toledo por meio da denominação de espaços públicos ganhou mais dois capítulos importantes na manhã desta quarta-feira (17). O prefeito Lucio de Marchi recebeu em seu gabinete os familiares de Bertholdo Guilherme Tomm (“Seu Guaíra”) e Valdemar da Mata, os quais receberam cópias, respectivamente, dos decretos 990/2020 e 992/2020.

Servidor público municipal do início ao fim de sua carreira profissional, Bertholdo, que faleceu em 29 de novembro de 2017 em virtude de uma insuficiência renal, terá seu nome associado à academia implantada ao norte da Alameda das Águas, na área central do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. “O ‘Seu Guaíra’ contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso município, envolvendo-se nas atividades da igreja luterana e na divulgação da Festa Nacional do Porco no Rolete. Portanto, uma homenagem muito justa”, avalia Lucio. “Ele gostava muito das causas sociais, especialmente na Dorcas. Ficamos felizes por ele ser lembrado em um espaço que será usado por muitas pessoas”, comenta a filha Ilce, que veio acompanhada da mãe Elli.

Sócio-proprietário da Rei Parafusos, Valdemar foi, em 01/09/2020, a 44ª vítima de Covid-19 em Toledo, e terá seu nome eternizado como nome da via com 850 metros de extensão localizada entre a PR 182 e o término da OT 206, no acesso ao distrito de São Luiz do Oeste, a qual é endereço de sua família até hoje. “A nossa mãe e eu passamos por ali todos os dias e ficamos sem palavras em saber que esta rua passa a ter o nome dele”, observa o filho André, que estava acompanhado da irmã Patrícia. “Uma vez por mês ele ligava para mim pedindo melhorias no asfalto desta estrada. Por isso, nada mais justo que colocar o nome dele, que, infelizmente, nos deixou tão cedo e não poderá ver o projeto de urbanização que permitirá a instalação de empresas na área, que agora já pertence ao perímetro urbano”, comenta o prefeito.

Homenagem a Seu Guaíra. Foto: Secom/Pref. de Toledo

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação