Victor Donaduzzi representou a família, acompanhado do prefeito de Toledo, Beto Lunitti. Foto: Gilson Abreu

Idealizadores da Prati-Donaduzzi e do Biopark receberam o ‘Prêmio Mecenas da Inovação’ pela contribuição para o desenvolvimento econômico do Paraná

Por Fernando Braga

Como reconhecimento aos serviços prestados na área da inovação, que trazem investimentos relevantes para o desenvolvimento econômico do Paraná, personalidades foram homenageadas nesta terça-feira (24) no Palácio do Iguaçu. Entre elas, um casal de empreendedores visionários que geram grande impacto em Toledo e região, Luiz e Carmen Donaduzzi.

Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o casal foi representado pelo filho Victor Donaduzzi. A família Donaduzzi atua no ramo farmacêutico e de difusão de tecnologia, sendo idealizadora e gestora da indústria Prati-Donaduzzi e do parque tecnológico Biopark, ambos sediados na cidade de Toledo.

A iniciativa partiu da secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e teve o apoio do Governo do Estado, que entregou o ‘Prêmio Mecenas da Inovação’ para 23 empreendedores de destaques que atuam em diversos segmentos, com critérios de relevância no cenário nacional no campo da ciência, tecnologia e inovação; relevância de inovação ou descoberta científica concreta; impacto social de sua atuação, com utilização de design, processo ou tecnologia inovadora.

Os homenageados como ‘Mecenas da Inovação’ foram Luiz Donaduzzi, Carmen Donaduzzi, Alphonse Voigt, Ater Cristófoli, Atsushi Yoshii, Kimiko Yoshii, Beto Marcelino, César Gioda Bochi, Daniel Scandian, Dilvo Grolli, Everton Muffato, George Hirawa, Hélio Rotenberg, Ilson Rezende, Itamir Viola, Jefferson Nogarolli, Leonardo Petrelli, Marcel Malczewski, Márcia Beatriz Cavalcante, Marcus Borsato, Odacir Antonelli, Rogério Francisco Gonçalves e Tiago Dalvi.

Ao lado do governador, Victor Donaduzzi segura o prêmio dedicado aos seus pais. Foto: Gilson Abreu

Na ocasião, o governador ressaltou o investimento recorde do Paraná em ciência, tecnologia e inovação em 2023, com R$ 411,7 milhões para o desenvolvimento do setor. “Essa é uma homenagem singela pela importância que os empreendedores têm para nosso Estado. Estamos buscando fazer a transformação do poder público, deixá-lo mais dinâmico e com qualidade para o cidadão. Nós queremos criar um berçário da mão de obra em tecnologia”, afirmou.

Também foram homenageadas oito personalidades do Paraná de destaque na gestão na área da inovação, com a comenda de ‘Embaixadores da Inovação’: o governador Carlos Massa Ratinho Junior, Cris Alessi, Daniel Pimentel Slaviero, Darci Piana, Heraldo Neves, Josefina Gonçalves de Oliveira, Ramiro Wahrhaftig e Heloisa Garret.

Participaram da homenagem, além do governador Ratinho Junior e do secretário da SEI, Marcelo Rangel, o deputado estadual Marcel Micheletto, o prefeito de Toledo e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Beto Lunitti, e o superintendente de Apoio aos Municípios, da Secretaria da Casa Civil, Júnior Weiller.

Marcelo Rangel, Marcel Micheletto, Victor Donaduzzi, Ratinho Junior, Beto Lunitti e Júnior Weiller. Foto: Luciano Barros