A Prefeitura de Toledo informa que algumas de suas repartições municipais estão enfrentando dificuldades ou até mesmo impossibilitadas de atender ao público devido a falhas na conexão com a internet e, em certos casos, também no fornecimento de energia elétrica. O problema tem sido causado por oscilações frequentes no suprimento elétrico, agravadas por condições climáticas adversas nos últimos dias.
De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação, dois dos 18 pontos de distribuição de internet que integram a rede própria da administração municipal encontram-se inoperantes. “Esta situação está diretamente ligada à interrupção no fornecimento de energia elétrica, sendo necessário o restabelecimento total da eletricidade para que os serviços voltem à normalidade. Assim que a energia voltar, o restabelecimento se dará no prazo de 15 minutos. Isso se este episódio não tiver causado a queima de nenhum equipamento”, adverte o diretor do setor, Robson Vozniak.

Os pontos afetados estão localizados na Escola Municipal Arsênio Heiss, no Jardim Porto Alegre, e na Casa da Cultura, no Jardim La Salle. Com isso, todas as repartições municipais localizadas nos arredores dessas unidades também sofrem impactos nas suas atividades. Entre os serviços comprometidos está a Farmácia Comunitária Adair Luis Kich, situada no Jardim Santa Maria. 

A diretora de Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro Santana, relatou que ontem (10) o local deixou de realizar cerca de 400 atendimentos devido à impossibilidade de acessar os sistemas necessários para a dispensação de medicamentos. “Como este problema persistiu hoje, adotamos um novo protocolo para evitar que os usuários retornassem para casa sem os medicamentos necessários. Com os celulares próprios, nossos servidores entram em contato com um colega que foi deslocado para a sede da Secretaria de Saúde, onde a internet está funcionando, e informam o CPF da pessoa que nos procura. Ao acessar o sistema do Governo do Estado, é verificada a situação e se o item puder ser liberado, e este é entregue ao paciente. Está demorando um pouco mais do que o normal, mas todos estão sendo atendidos”, explica.

A farmácia é referência na distribuição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e do programa Paraná Sem Dor, além de suplementos alimentares, insulinas e antimicrobianos. A Prefeitura de Toledo reforça que está monitorando a situação e trabalhando para solucionar os problemas o mais rápido possível, a fim de minimizar os transtornos à população.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo