Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exposição Fotográfica “Encanto de Viver” prosseguiu em novembro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

TOLEDO – A Exposição Fotográfica “Encanto de viver. Vidas transformadas pelo câncer e pelo canto”, aberta no dia dois de outubro, na Livraria Baluarte, com duração prevista para todo o período da Campanha Outubro Rosa, foi prorrogada e só será encerrada nesta quinta-feira, 14 de novembro, na Casa da Cultura, onde foi aberta na segunda-feira, dia 11. 

A exposição já esteve em diversas instituições e ambientes púbicos, dentro da Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer e conscientização dos males da doença.

​         A mostra, com 30 fotos de autoria do fotógrafo, profissional premiado e professor do Curso de Curso de Comunicação Social do Centro Universitário FAG de Toledo, Zigo Scholer, tem como personagens integrantes do coral em suas atividades profissionais, domésticas e sociais rotineiras, incluindo dotes artísticos e ações solidárias, onde mostram a superação do desafio de enfrentar o câncer e retomar vida normal, com maior sensibilidade e sabedoria.

A exposição é iniciativa inédita do Coral Encanto de Viver, de Toledo, que tem por objetivos o apoio, acolhimento e motivação de pessoas que estão passando ou passaram pelo tratamento contra o câncer e se estende também a familiares, através do canto, solidariedade humana e convívio social.

​         A exposição já esteve em diversas instituições e ambientes púbicos, dentro da Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer e conscientização dos males da doença, colaborando com a divulgação das finalidades do coral e ressaltando as reais possibilidades de superação do desafio, com a solidariedade de familiares e amigos e atenção e orientação de estabelecimentos e profissionais especializados.

A abertura aconteceu no dia dois de outubro, na Livraria Baluarte, no Centro Comercial da Catedral, onde permaneceu até o dia quatro. O evento aberto a toda comunidade, prosseguiu na sede da Fundação Waldyr Becker de Apoio ao Paciente com Câncer no dia cinco de outubro, com apresentação do coral e diversas outras atividades, pois ambas as instituições têm objetivos semelhantes e desenvolvem ações e campanhas conjuntas.

De seis a nove de outubro, a exposição fotográfica esteve em espaço do Shopping Panambi, com apresentação do coral no último dia da mostra, além de orientações sobre os objetivos do evento e da Campanha Outubro Rosa às pessoas interessadas.

No dia 11 de outubro, a exposição participou do 1º Baile Rosa, com jantar beneficente, no salão social do Clube Caça e Pesca, contando apresentação do coral, que foi a entidade promotora do evento, e a colaboração de instituições, lideranças e empresas de toda a cidade.

Entre os dias 14 e 16 de outubro a exposição permaneceu em dependências da Câmara Municipal de Toledo, com programação especial no dia 15, quando houve “Palestra Musical: Entre Nós” e apresentação do coral, com canções intercaladas com depoimentos de pacientes do câncer, por iniciativa da vereadora Janice Salvador.

No período de 17 e 18 de outubro, a exposição esteve no hall de entrada da Prefeitura Municipal com apresentação do coral, no dia 19 no evento Chá Rosa, do Clube Toledão, de 21 a 23 no campus de Toledo do Centro Universitário FAG e nos dias 24 e 25, no Instituto de Medicina Integrada de Toledo (Imed).

No dia 26 de outubro permaneceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, nos dias 28 e 29, na Festa do Servidor – Café Colonial, no salão da Igreja Evangélica Luterana Cristo Redentor e entre 30 de outubro e 1º de novembro, na Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, na Vila Pioneiro.

Entre os dias quatro e seis de novembro a exposição foi à sede da Associação Promocional e Assistencial (Apa), mantenedora do Lar do Idoso e entre os dias sete e 11, na agência centro do Sicoob Meridional, na Praça Willy Barth. A exposição será encerrada na Casa da Cultura, onde permanecerá aberta ao público até o final da tarde desta quinta-feira, dia 14 de novembro. 

O Coral Encanto de Viver foi criado em cinco de novembro de 2018, por iniciativa de grupo de mulheres de Toledo e interior, que estão fazendo ou fizeram o tratamento contra o câncer, além de familiares que e também passam ou passaram pela doença.

A instituição conta com o apoio de familiares, amigos e apoiadores dispostos a contribuir com o coral, que é uma instituição sem fins lucrativos, entendendo que o canto une as pessoas, ameniza os reflexos da grave doença e contribui para a melhora da autoestima, socialização e superação do drama. O lema do Coral é: “Sou pássaro procurado, não pelo encanto que tenho, mas pelo canto que trago!” de autoria do saudoso cantor gaúcho César Passarinho.

A regência é do professor e maestro Nelson Engelmann, com apoio do Instituto Harmonia, que coordena ensaios semanais realizados na Casa da Cultura e apresentações do coral em eventos sociais e culturais, locais e regionais.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real