Foto: Divulgação/Ocepar

A convite da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), da qual é diretor, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, está representando o Sistema Ocepar na Expo Dubai 2020, a primeira exposição mundial realizada no Oriente Médio. Ele está em companhia do coordenador de desenvolvimento técnico da Ocepar, Silvio Krinski, e de representantes da Agrária, C.Vale, Frísia, Integrada e Coopavel.

Potenciais do Paraná – Eles fazem parte da missão liderada pelo governador Ratinho Júnior e que conta com a participação de lideranças políticas e empresariais de vários segmentos com o intuito e apresentar as potencialidades de negócios do Paraná.

Agro – Em evento promovido nos últimos dias, sobre agronegócio, dentro do espaço patrocinado pelo Paraná, o resultado foi considerado bastante positivo pelos participantes, na visão de Lourenço.

Interesse – Empresários locais demonstraram interesse na aquisição de açúcar, carne de frango, carne bovina, leite em pó e rações animais. “É uma região que precisa desses alimentos e, em troca, tem a oferecer fertilizantes, em especial fósforo, potássio e ureia, entre outros itens”, explicou.

Estratégica – O dirigente comentou que Dubai e o entorno, propriamente, não demandam grandes volumes de importação, mas por ser uma cidade estratégica, com estrutura portuária voltada ao atendimento regional, é interessante para os exportadores brasileiros.

Logística cara – Uma reclamação ouvida na feira é quanto ao alto custo da logística. De acordo com Lourenço, com a retomada das atividades após a queda dos números da Covid-19 no mundo, os custos ficaram muito elevados e um objetivo dos compradores locais é compartilhá-los com exportadores brasileiros.

Óbice – “De qualquer forma, a dificuldade de acertar preços, hoje esbarra nesse óbice, a logística realmente não está fácil, além de ser muito lenta. É, no momento, uma dificuldade, mas que com o tempo tende a desaparecer”, destacou.

A Expo – Adiada no ano passado por causa da crise sanitária, a exposição foi aberta ao público no dia 1º/10, em meio ao deserto nos arredores de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), apresentando obras arquitetônicas e inovações tecnológicas dos mais de 190 países representados em seus pavilhões.

O maior evento – No ano que antecede a Copa do Mundo de futebol, que será promovida no vizinho Catar, a Expo promete ser o maior evento já visto no Oriente Médio.

Cuidados – Em 181 dias de realização, a Expo Dubai espera receber 25 milhões de visitantes. Ao contrário do Japão que proibiu a presença de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a cidade abre suas portas aos turistas estrangeiros, com a condição de que usem máscara e respeitem o distanciamento social. Todos os visitantes deverão estar vacinados ou, caso não estejam, devem apresentar um teste PCR negativo muito recente.

Fonte: Sistema Ocepar, com informações da Assessoria de Imprensa da Cocamar