Os prefeitos e prefeitas dos municípios que integram o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (CONSAMU) participarão, nesta sexta-feira (10), de uma assembleia extraordinária para eleger o presidente da entidade para a gestão 2025/2027.

A eleição será realizada por meio de chapa única, composta pelo prefeito de Corbélia, Thiago Daross Stefanello, como presidente, e pelo prefeito de Quatro Pontes, Cesar Alexandre Seidel, como vice-presidente. A reunião está marcada para as 9h30, em primeira convocação, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Além da escolha da nova presidência, também está prevista a eleição dos membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

Desde o último dia 3 de janeiro, o prefeito de Nova Aurora, José Aparecido De Paula e Souza, conhecido como “Pecinha”, ocupa interinamente a presidência do CONSAMU.

UPA de Toledo

Com a eleição de Thiago Stefanello, acredito que a UPA de Toledo terá grandes avanços, beneficiando diretamente os usuários. Isso ocorre porque ele possui um conhecimento profundo das necessidades da unidade, uma vez que já exerceu a carga de secretário de saúde. É importante destacar que o Consamu, responsável pela gestão da UPA, tem atuado com seriedade e comprometimento para oferecer um atendimento de qualidade à população

Um silêncio ensurdecedor.

Sei que a maioria das nossas autoridades constituídas de Toledo está em recesso, e outra parte, em período de férias. Com respeito aos recém-eleitos, que estão em plena atividade por ainda estarem se familiarizando com o funcionamento da máquina pública, dirijo-me especialmente àqueles que já estavam e continuam embarcados nela: Que silêncio é esse sobre o tema “PERMUTA OU CALOTE”?

Alguns vereadores até sugeriram ampliar as investigações retroativamente em até 15 anos, o que considero uma excelente proposta. No entanto, tenho receio de que nada de concreto aconteça. Quando muitos têm “rabos presos”, trocas de favores e mãos atadas, torna-se difícil alcançar resultados efetivos — e, nesse contexto, incluo até mesmo alguns dos chamados “guardiões” das leis.

Quero alertar os membros dessa barca que irei expor publicamente todos os imóveis que o município permutou, seus valores venais, os valores das permutas e por quanto esses bens estão sendo comercializados atualmente. A população merece transparência e respostas claras sobre essa questão.

Foi só mencionar calotes que os golpistas começaram a aparecer.

Agora, estão se passando pela Prefeitura de Toledo, enviando e-mails falsos com notificações de supostas irregularidades no Alvará para os contribuintes.

O Departamento de Receita da Prefeitura de Toledo utiliza e-mails apenas para informar sobre taxas anuais do Alvará, cobranças de pagamentos em atraso e o Imposto Sobre Serviços (ISS). Esses comunicados nunca contêm boletos anexados nem especificam valores diretamente no corpo do e-mail. Em vez disso, eles incluem um link que direciona o contribuinte ao Portal do Contribuinte, onde os valores e boletos podem ser acessados de forma segura.

Para evitar cair nesse golpe, é fundamental verificar sempre o endereço de e-mail do remetente. Os e-mails legítimos da Prefeitura de Toledo terminam exclusivamente com o domínio “@toledo.pr.gov.br”.

O retorno do Legislativo de Toledo está marcado para o dia 3 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Gabriel Baierle, organizou uma capacitação para chefes de gabinete e assessores de vereadores, com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre dinâmicas e procedimentos internos da Casa Legislativa. O encontro foi realizado no Plenário e no Auditório Edílio Ferreira.

Durante a capacitação, foram abordadas informações sobre as competências, a estrutura organizacional e a dinâmica interna da Câmara. Além dos servidores recém-chegados, assessores com mais tempo de atuação também participaram do evento, ampliando o compartilhamento de experiências.

A Procuradoria Jurídica e os departamentos Administrativo e Legislativo apresentaram detalhes sobre as atividades e atribuições de seus respectivos setores, contribuindo para uma melhor compreensão do funcionamento interno da Casa.