Por Marcos Antonio Santos
A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, comandada por Ricardo Barros (Progressistas) criou 20 regionais no Paraná para fomentar os investimentos da pasta que trata das demandas do governador Ratinho Júnior (PSD) em todo o estado. O ex-prefeito de Toledo, Lucio de Marchi (PP) assume a assessoria da regional Oeste. Ele está lotado na Casa Civil do governo do Paraná, cedido a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.
“Cada regional terá um representante que irá trabalhar nos programas da área de fomento, a exemplo do Invest Paraná, que é um programa fantástico. Vamos trabalhar com ênfase na região com esse programa que promove a economia do estado. Terei um escritório central em Toledo, mas já estou visitando os municípios e apresentando o anseio do governo em oferecer um apoio de financiamento. Estou ligado a Indústria e Comércio, mas participarei de ações positivas do governador em outras áreas. O secretário Ricardo Barros tem a boa vontade que as áreas econômicas do Paraná tenham uma evolução grande”. Ele disse que nesta segunda-feira, 05, será realizada uma reunião em Curitiba para definir mais detalhes do trabalho das regionais.
Para Lucio de Marchi, Toledo tem o privilégio, de além do agronegócio, de ter outras grandes indústrias. “Temos a BRF, frigoríficos, empresas de laticínios, porém temos outros setores fortes: de medicamentos, aliás, a Prati-Donaduzzi agora em junho irá inaugurar uma nova planta fabril; temos uma grande indústria de fios, a Fiasul; Toledo tem ainda uma grande indústria de bebidas; temos a indústria de metalmecânica, que é a maior do Oeste; e ainda iremos verificar as incubadoras industriais na região; temos a questão dos parques industriais; e incentivos as empresas. Podemos avançar em vários segmentos. Cada região tem a sua vocação, no Extremo Oeste do Paraná, a vocação é o agronegócio. Vamos trabalhar muito nos municípios e com as associações comerciais para focar também onde existe a necessidade de criar outros polos de mercado”.
MÃO DE OBRA QUALIFICADA – “Temos na região o Biopark, que tem empregos de muita responsabilidade e conhecimento; essa é a nossa vocação: de pensar de maneira regionalizada. O que é bom para Toledo é bom para Cascavel, Ouro Verde, e assim, sucessivamente. Quanto mais geramos empregos, mais se precisa de mão de obra qualificada. Estarei trabalhando também nessa direção”, afirma Lucio de Marchi.

INVEST PARANÁ – A Invest Paraná é um importante instrumento de apoio as empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial. Atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas. Lucio comenta que ainda será definido de que maneira as empresas e municípios poderão ter acesso a esse investimento. “Nesta segunda-feira, em uma nova reunião teremos o conhecimento para levar a informação exata quando visitarmos as empresas, prefeituras, vereadores e secretários. A forma de financiamento, se existe dinheiro a fundo perdido. O que entendermos ser necessário vamos levar ao conhecimento de todos. As informações também tem que chegar aos empresários. O governo tem interesse de fomentar a economia para aumentar a arrecadação do estado. Quanto mais se investe, mais empresas são criadas. Estamos em uma região que se as empresas tiverem apoio de investimentos podem crescer ainda mais. Vou estar à disposição 24 horas para atender a nossa região”.
Segundo o ex-prefeito, nas visitas que já vem realizado, todos estão animados com as regionais. “É algo novo, que vem para aproximar-se da sociedade. A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços antes estava somente na capital, agora está também no interior do Paraná. Por isso, parabenizo o governo Ratinho Júnior e ao secretário Ricardo Barros”, finaliza Lucio de Marchi.