Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ex-guardas mirim fazem homenagens a Irmã Luíza e colaboradores

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Foram mais de 12 mil adolescentes que a Ação Social São Vicente de Paula de Toledo, sob a incumbência da Irmã Luiz Menin pertencente à Província da Congregação Filhas da Caridade, deram vida, convivência, fortalecimento de vínculos tanto afetivo familiar como o religioso nesses 59 anos de existência.

Hoje a entidade em Toledo, atende mais de 300 crianças diariamente. Dimensione ou compare, você em sua casa com dois filhos enfrenta problemas agora, se colocar à frente de mais de 300 adolescentes diariamente?  Podemos chamar essa missão de  “divina” e é o que as crianças encontram na Ação Social São Vicente de Paulo:  apoio escolar e à pesquisa, incentivando o processo de ensino escolar; atividades artesanais, musicais e artísticas; cursos profissionalizantes, dentre eles, montagem e manutenção de computadores, eletricista predial, panificação, corte e costura industrial e informática; atividades esportivas; atendimento social, psicopedagógico e psicólogo; tratamento odontológico e corte de cabelos entre outras profissões que moldam os jovens na profissão que ele escolhe e gosta para o resto da vida.

Idealização da confraternização

Há dois anos, o empresário Beto Ignácio da Casa das Pistolas e das Bombas, Wanderley Amorim e Sargento Walmir Grando também foram moldados dentro da Ação Social São Vicente de Paulo resolveu juntar uma equipe de amigos que por lá passaram e que hoje são empresários bem-sucedidos, funcionários exemplares, chefes da família e até avôs, para um reencontro em noite memorável e festiva no clube Caça e Pesca em Toledo.

Aqui, Beto sendo homenageado pelo Zé da banca ao lado do diretor do Tribunal de Contas do Estado Edmilson José Pego também ex-guarda mirim.
https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/2488951074696656/

O reencontro de ex-guardas mirins de Toledo

O reencontro começou assim com os ex-guardas mirins repetindo as obrigações como na época: Formação de fila com distanciamento sob o comando em forma de agrupamento os seguintes comandos:

AGRUPAMENTO SOB MEU COMANDO EM POISÇÃO DE:

SENTIDO, DESCANSAR, APRESENTAR ARMAS e a mensagem de todos presentes: IRMÃ LUIZA SUA MISSÃO FOI CUMPRIDA, POR ISSO LHE ENTREGAMOS ESSAS FLORES COMO FORMA DE GRATIDÃO E RESPEITO POR TUDO QUE FEZ POR NÓS. OBRIGADO!!AGRUPAMENTO DESCANSAR ARMAS, A VONTADE

Um pequeno resumo sobre os “cabelos bancos da Irmã Luiza”

…querida Irmã Luiza, esses seus cabelos brancos se devem aquelas nossas rotinas de trabalho que eram assim: Aos sábados à tarde nos reuníamos na quadra do Incomar e depois na quadra da própria Ação Social, para recebermos instruções militares dadas pelo professor Klaus Fucks e comandadas pelo sargento Valmir Grando. Hoje como forma de respeito prestaremos uma homenagem a irmã Luiza de maneira que todos os guardas mirins possam participar, e não se preocupem com erros pois o gesto é simbólico e fazem mais de 35 anos que não praticamos, o objetivo aqui não é a perfeição e sim uma demonstração de gratidão e respeito para com a ir Luiza e a instituição. Textos do cerimonial que compôs a homenagem.

Agradecimentos aos colaboradores

Obrigado por suas presenças nesse segundo ano de nossa confraternização, queríamos informar que nosso evento tem o propósito de nos reunirmos uma vez por ano e sem qualquer intenção de arrecadar dinheiro, pois é organizado por nós ex-guardas mirins e conta com doações de pessoas como a nossa vídeo-maker irmã Vilma, a dedicadíssima Ivone Laguna que doou seu tempo e conhecimento. Ao Pedro Roberto Tessaro da panificadora que doou os pães e cucas, Vanderlei Caldeira do Clube Caça e Pesca que nos forneceu o local, obrigado a todos e demais colaboradores.  

Os homenageados da noite

Imagem destaque: A humildade do maior e melhor cidadão de Toledo, Dr. Pedrinho Furlan beijando um ex-guri-mirim – Donize de Souza que representou todo.

Nessa noite, além da homenageada principal, Irmã Luiza Menin, também receberam uma singela lembrança: Tia Alaides e Tia Carmem. Como as entidades precisam de lideranças, os organizadores também em forma de gratidão lembraram os organizadores de autoridades que há época deram suporte a todo o trabalho efetuado para a Ação Social e a Irmã Luiza: Albino Corazza Neto, Dr. Pedrino Furlan que recebeu das mãos do também ex-guarda mirim Donizete de Souza que até hoje atua como diretor no clube Toledão. Outro nome que, esteve presente e recebeu homenagem foi do professor Klaus Fucks das mãos de Zé Roberto ex-guarda mirim. Duílio Genari, foi representado por Glória Maria Genari Pozzobom que recebeu das mãos do também ex-guarda mirim Aparecido José Baceto.  João Carlos Poletto não compareceu e, Adriano Galvão recebeu a incumbência em fazer a entrega da homenagem em mãos. Para encerrar, um dos maiores colaboradores há época foi Dr. Álvaro Luiz Torres, ex-promotor da Infância e Juventude que resolveu muitos confrontos da Lei sobre a infância e juventude. Dr. Torrens não pode se fazer presente devido a problemas de saúde, mas, receberá a homenagem em mãos do ex-guarda mirim, que hoje atua no Tribunal de Contas do Estado como diretor, Edmilson José Pego.

O reconhecimento a Irmã Luiza Menin

Murilo Ziebell Galvão, filho do também ex-guarda mirim Adriano Galvão, funcionário público de Toledo, trajando o uniforme original da época que pertence ao Beto Ignácio.

50 anos depois, uma parte daqueles que recebiam esses comandos, essas ações de civismo relembram com firmeza e altruísmo essas alavancas que serviram de base para todos os presentes, contradizendo as Leis que criaram na época em que a Irmã Luiza Menin foi acusada de estar “explorando” mão de obra de menores, quando na verdade aí estão parte deles vivendo a vida e não nas drogas, cadeias e nas ruas de Toledo depredando, assaltando e traficando. “Bendita irmã Luiza”, disse um deles a esse Jornalista, durante o jantar naquela noite do dia 21, segundo ele, ter recebido orientação quando precisou. Em entrevista ao vivo a Gazeta de Toledo, Irmã Luiza disse que, o trabalho não mata ninguém. Que na Ação Social eles recebem, proteção, garantia e defesa dos direitos fundamentais à vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer e profissionalização. “Nossos princípios são de cumprir e atender às demandas de proteção e promoção vindas e/ou sentidas das crianças e adolescentes de 07 a 17 anos do município, disse Irmã Luiza”.

Assista a entrevista ao vivo, nesse link: https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/517218268883677/

https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/517218268883677/

Momentos do evento: Fotos de Adriano Galvão

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real