Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evento “Entenda de Economia 2025” aproxima população dos principais temas econômicos neste sábado em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

A Praça Willy Barth, em Toledo, será palco do evento a partir das 9h

Neste sábado, dia 9, a partir das 9h, a Praça Willy Barth, em Toledo, será palco do evento “Entenda de Economia 2025”, uma iniciativa que busca aproximar a população dos principais temas econômicos da atualidade.

Professores do curso de Economia da Unioeste – Campus Toledo estarão presentes para conversar com o público, esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos sobre o funcionamento da economia de forma acessível e interativa.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Participe e aproveite a oportunidade de entender melhor como a economia impacta o seu dia a dia.


CORECON/PR

O professor Ricardo Rippel explicou que o evento “Entenda a Economia”, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), tem como objetivo educar o público sobre gestão financeira pessoal e familiar. Entre os temas abordados estão: consumo consciente (impactos ambientais, escolha de produtos, reciclagem), orçamento familiar (organização de gastos, planejamento financeiro) e finanças familiares (gestão de imprevistos como desemprego e doenças). Os participantes receberão material informativo, como uma cartilha online acessível por QR Code.

“O principal objetivo do ‘Entenda a Economia’ é fornecer ferramentas para que os participantes aprimorem a gestão de suas finanças pessoais. Para isso, o evento destaca a importância do consumo consciente, com foco na análise dos impactos de nossas escolhas no meio ambiente, na seleção de produtos e embalagens e na promoção da reciclagem. Outro tema central é o orçamento familiar. Muitas famílias, mesmo sem enfrentarem restrições financeiras severas, podem ter dificuldades em organizar suas finanças. O evento oferece um guia prático para estabelecer um planejamento financeiro individualizado, considerando receitas e despesas mensais, visando a uma gestão mais eficiente do orçamento familiar”, explicou.

Segundo ele, o evento também aborda a gestão de finanças familiares em situações desafiadoras, como desemprego, doenças e outras emergências.

“O evento oferece orientações e recursos, incluindo uma cartilha online acessível por meio de um QR Code, disponibilizado em folders distribuídos aos participantes. A cartilha, disponível no site do Conselho Regional de Economia, aborda detalhadamente os temas discutidos no evento”, afirma Rippel.


RESERVA FINANCEIRA

Rippel destaca a importância de economizar e construir reservas financeiras, mesmo com orçamento limitado.

“Neste guia de economia, apresentamos instruções simplificadas para a formação de reservas financeiras. Considerando que, em geral, os orçamentos são limitados, oferecemos dicas práticas, como: estabelecer metas claras, alinhar o valor das compras à sua renda e planejar investimentos. Também destacamos a vantagem das compras à vista, que frequentemente resultam em descontos significativos, além da importância de pesquisar preços”.

Ele também ressaltou a importância do planejamento nas datas comemorativas:

“Em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa e aniversários, os preços tendem a subir devido ao aumento da demanda. Isso pode elevar as despesas. A lei da oferta e da demanda é clara: quando a demanda aumenta, os preços geralmente sobem. Por isso, recomendamos planejar as compras com antecedência. Adquirir presentes um ou dois meses antes pode evitar esses aumentos de preço, permitindo garantir boas lembranças e, ao mesmo tempo, economizar”.

Foto: divulgação

CARTILHA E DIVULGAÇÃO DO CURSO

De acordo com o professor Rippel, no evento será apresentado um resumo da 13ª edição da cartilha do Corecon-PR, com informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o cenário econômico mundial.

“A cartilha é constantemente atualizada e pode ser acessada online por meio do QR Code fornecido. Quem não puder comparecer ao evento pode encontrá-la também no Google, pesquisando por ‘Conselho Regional de Economia Paraná, Cartilha Entenda Economia’. Paralelamente, faremos a divulgação do curso de Ciências Econômicas do campus de Toledo, um dos mais antigos da região. Abordaremos a profissão de economista e forneceremos informações detalhadas sobre o curso e sua formação”.

As atividades comemorativas pelo Dia do Economista (13 de agosto) serão realizadas na semana anterior, devido a compromissos já agendados com a prefeitura e outros eventos. O curso de Ciências Econômicas da Unioeste celebrará 45 anos de existência em agosto de 2025.

Rippel informa que, neste sábado, professores e alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado estarão presentes para atender o público, esclarecer dúvidas e fornecer informações.

“Aqueles que não puderem participar de forma mais aprofundada receberão um folder com informações para consulta posterior na cartilha”, destaca.

O professor Ricardo Rippel é delegado do Corecon-PR em Toledo e membro do colegiado do curso de Ciências Econômicas da Unioeste. Também integra os programas de mestrado em Teoria Econômica e Desenvolvimento Regional e Agronegócio, além do doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.


ATIVIDADES DO EVENTO:

  • Distribuição da 13ª edição da cartilha “Entenda Economia”, com informações sobre os ODS e o cenário mundial (acesso por QR Code ou via Google);
  • Divulgação do curso de Ciências Econômicas da Unioeste – Campus Toledo, com informações sobre a formação e a profissão de economista;
  • Participação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação para atendimento ao público;
  • Distribuição de folders com conteúdo resumido para quem não puder participar das conversas.

DIA DO ECONOMISTA – 13 DE AGOSTO

O professor Valdir Galante reforça que o Conselho Regional de Economia realiza, anualmente, durante o mês de agosto (Mês do Economista), eventos gratuitos em diversas cidades do Paraná com o objetivo de discutir temas econômicos do cotidiano com a população.

“Nesta edição, buscamos dialogar com os cidadãos sobre questões econômicas relevantes para o dia a dia pessoal e familiar, abordando temas como finanças, gestão de dívidas, uso consciente de crédito e financiamentos”.

Além de promover o debate, serão distribuídos materiais informativos aos participantes. Estarão presentes professores e estudantes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Economia. A atividade acontecerá em várias cidades do estado que oferecem cursos de Economia, seguindo o formato estabelecido pelo Corecon-PR. A participação é gratuita.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real