Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evento da Semana de Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho lota o Auditório da Câmara

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

O evento de capacitação para realização da Manobra de Heimlich lotou o Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na tarde dessa quarta-feira (19).

Profissionais da área da Saúde e da Educação, a Guarda Municipal e representantes de diversos setores da comunidade estiveram presentes para receber orientações sobre o que fazer em situações de asfixia mecânica por corpo estranho – o popular engasgo. O encontro faz parte do cronograma de ações da Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho.

De forma didática, o público recebeu informações sobre o perigo do engasgo e orientações para a realização segura e eficaz da Manobra de Heimlich. A técnica é um procedimento de primeiros socorros utilizado para reverter a situação de engasgo.

A Equipe da Clínica Med Center comandou a primeira parte do evento. Com o auxílio de um manequim de primeiros socorros, os profissionais ensinaram a posição correta para aplicar a técnica em adultos. Após a explicação, voluntários foram chamados ao palco para uma simulação de situação de desengasgo.

O discente Eluan Joel e a médica docente Geruza Mara Hendges, representantes da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Paraná, comandaram a segunda parte da instrução. Os profissionais falaram sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e a parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças. A médica pediatra Gabriela Kucharski, da Secretaria Municipal de Saúde, fez explanações e tirou dúvidas sobre o tema. O público também teve a oportunidade de testar o aprendizado com manequins infantis.

Foto: Michelly Domiciano

Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica

Prevista pela Lei n° 2.784/2024, a política foi proposta pelas vereadoras Katchi Nascimento (MDB) e Olinda Fiorentin (PSD), através do Projeto de Lei n° 60/2024. O PL deu entrada na Casa de Leis em maio do ano passado. A aprovação em Plenário, seguida pela sanção do texto pelo Executivo, ocorreu em julho.

Autora da proposta, a vereadora Katchi Nascimento comentou o processo até a aprovação do PL. “Tive a honra de colocar esse Projeto de Lei, junto com vereadora Olinda Fiorentin como coautora. Nós fizemos audiência pública, tivemos profissionais aqui falando sobre o assunto, sobre o engasgo e emergência. Tivemos a UFPR falando aqui sobre a importância das manobras. Foi uma audiência pública muito bacana. Todos os vereadores entenderam que era um tema relevante de trazermos para a comunidade e de, sim, virar uma Lei no Município”.

A Lei prevê atividades relacionadas ao tema na terceira semana de fevereiro de cada ano. Instituições de educação, restaurantes populares, setores de saúde pública e demais estabelecimentos que atendem o público infantil poderão realizar ações de conscientização e prevenção do engasgo, segundo o texto.

A vereadora relatou que o tema chama a sua atenção desde a época que estudava no Colégio Dario Velozzo. A parlamentar também ressaltou a importância da Lei Lucas (Lei Federal n° 13.722/2018), na forma de determinar que, anualmente, “os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros”. Katchi classificou a Lei n° 2.784/2024 como “um braço” da Lei Federal e também salientou o papel essencial prestado pela Lei “R” n° 44/2018, de autoria da vereadora Olinda Fiorentin, que “dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado Manobra de Heimlich, nas instituições de ensino e nos estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local”. 

Participação popular

O Auditório lotado está entre os planos que o vereador Gabriel Baierle, presidente da Câmara, traçou para o Legislativo em Toledo.

“É justamente para atrair a população em geral – servidores, crianças, adolescentes, idosos e adultos – para que utilizem o nosso espaço da Câmara Municipal. Temos um Plenário gigantesco e queremos dar vida à Câmara. A Câmara é a casa do povo. Queremos sempre estar à disposição, colocando também os nossos equipamentos à disposição, para que tenha realmente essa participação popular (…) A Escola do Legislativo também vai vir para ajudar esses eventos grandiosos, como esse daqui, que é um dos maiores eventos em termos de promoção da Câmara, pelo o que eu vi, por tantos grupos que a gente vê, e a gente espera que seja assim pelos próximos quatro anos. Que seja uma Legislatura muito aberta à população”, declarou o presidente na abertura do evento.

A Capacitação – Manobra de Heimlich, evento da Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho, teve início às 14h e chegou ao fim após quase três horas de duração.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real