Bisognin, e Eugênio Rigon juntamente com o filho Cláudio Renato Rigon e o neto Rodrigo Schio Rigon. Foto: Câmara de Vereadores

Por Marcos Antonio Santos

Eugênio Rigon, nascido em Monteforte d’Alpone, província de Verona, Itália, que completará 101 anos no mês de setembro foi homenageado nessa segunda-feira, 10, quando recebeu a Moção de Aplausos. A solenidade foi realizada durante a 19ª Sessão da Câmara de Vereadores de Toledo, e proposta pelo vereador Leoclides Bisognin (MDB).

Eugênio Rigon chegou em Porto Alegre (RS) no dia 10 de setembro de 1949, e na cidade de Toledo em 13 de outubro de 1959. Na Itália, trabalhou na lavoura e em nosso município com mecânica e chapeação, na qual desempenhou reconhecido trabalho junto à sociedade.

RINGRAZIO TUTTI – O senhor Eugênio Rigon, com leve sotaque italiano, disse que é um ‘grande piacere’, receber essa homenagem. “Foi com bom gosto que recebi o convite do vereador Bisognin. Me senti muito orgulhoso e sempre tive o espírito de melhorar a nossa cidade e a nossa pátria. Estou um pouco cego, mas me sinto bem de saúde. Agradeço a todos. Muito obrigado”.

Ele conta com muita paciência e sabedoria um pouco da sua vida e reforça que nasceu em 1923. “Nasci em Monteforte d’Alpone, província de Verona, Itália. Em 1943 fui convocado para o exército italiano para participar da Segunda Grande Guerra Mundial. Entrei na guerra em 23 de março daquele ano com apenas 19 anos de idade. Meu regimento era uma Base Militar em Roma. No dia 13 de setembro fugimos de exército alemão. Em 1944, fiquei prisioneiro, mas consegui fugir. Graças a Deus tudo está bem, a minha saúde está ótima e faltam poucos meses para completar 101 anos. Saluti a tutti”, diz Eugênio Rigon.

O filho Cláudio Renato Rigon disse que a família recebe essa homenagem também com muito prazer. “Nos sentimos muito honrados com essa lembrança ao nosso pai, proposta pelo vereador Bisognin. O meu pai está com boa saúde dentro do possível e vem se alimentando muito bem.  Uma pessoa com praticamente 101 anos, são poucos que chegam a essa idade. Ele está muito lúcido, conhece as pessoas mais próximas pela voz, porque a visão dele está muito prejudicada, ele está quase cego. Acredito que meu pai terá ainda mais um bom tempo de vida”, afirma Cláudio.

Ele confirma que o senhor Eugênio Rigon também se sentiu honrado com essa homenagem. “Ele gostou muito. O vereador Bisognin é nosso amigo de longa data. Ele é um ser humano muito bom”.

O vereador Leoclides Bisognin destaca que a família continua no ramo da chapeação e avalia essa homenagem. “Ele lutou pelo seu país, a Itália, de onde saiu em 1940 e chegou a Toledo 19 anos depois.  E desde então o senhor Eugênio tem prestado excelentes serviços ao município de Toledo. Essa pequena homenagem a alguém que conheceu nossa cidade como era e contribuiu para o que é hoje. É muito raro que possamos falar com uma pessoa que irá completar 101 anos e que está extremamente lúcido ainda”, afirma Bisognin.