Imagem ilustrativa da safra de anos anteriores. Foto: Reprodução/Aprosoja

Na última semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou um cronograma de visitas às regiões produtoras de soja de municípios das mesorregiões Centro Oriental, Centro-Sul e Sudoeste paranaenses a fim de avaliar as condições das lavouras. Durante esta etapa do Crop Tour no estado do Paraná, que ocorre com a participação de empresas parceiras, serão coletadas informações sobre a produtividade da oleaginosa em cada local visitado.

Para a execução do trabalho, é realizada uma avaliação qualitativa e quantitativa de lavouras. Os técnicos irão medir os espaçamentos entre as linhas de plantio, contar o número de plantas por metro linear e o número de grãos por planta, determinar o peso médio de grãos, dentre a coleta de outros dados. A partir dessas informações amostrais coletadas serão realizados cálculos e procedimentos estatísticos a fim de estimar a produtividade estadual.

As informações complementarão os trabalhos de levantamento e avaliação de safras, realizados mensalmente pela Companhia, aumentando a confiabilidade dos dados a serem divulgados. As visitas ocorrem seguindo as medidas oficiais de proteção contra o coronavírus.

Fonte: Conab