Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Fonte: Wetterlang
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Etapa da Conferência Nacional ODS define prioridades e elege delegados

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Temas do desenvolvimento de Toledo foram abordados por representantes do poder público e da sociedade civil em evento realizado na última sexta-feira (15). Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Representantes do poder público, de entidades da sociedade civil, de instituições de ensino, de cooperativas, de empresas e da comunidade toledana participaram, na última sexta-feira (15), da 1ª Conferência Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Etapa Livre. O encontro reuniu cerca de 90 participantes no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, e resultou na definição de propostas ligadas ao desenvolvimento sustentável do município, além da eleição dos delegados que representarão a cidade nas próximas etapas da construção da Agenda 2030.

Promovido pelo Núcleo ODS Toledo, o evento teve como foco a construção coletiva de soluções alinhadas aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), conjunto de metas globais voltadas ao equilíbrio entre crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. 

A programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde e foi aberta com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parceiras. Fizeram parte da frente de honra da cerimônia de abertura: o prefeito Mario Costenaro; os secretários municipais Ronald Peixoto Drabik (Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade) e Luiz Carlos Bombardelli (Agricultura e Proteína Animal); o vereador Bruno Radunz, representando o Legislativo; o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Tiago Mendes; a coordenadora do Núcleo ODS Toledo, Daliana Uemura; e a coordenadora do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial do Itaipu Parquetec, Rosselane Liz Giordani.

Em sua fala, o prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância da participação conjunta das instituições e da sociedade civil na construção de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. “São debates que reforçam a necessidade de integrar desenvolvimento social e crescimento econômico na formulação de ações voltadas ao futuro do município”, observa. “Podemos avançar sem comprometer o desenvolvimento das gerações futuras”, comenta o prefeito, ao defender a atuação articulada da sociedade organizada em torno do bem comum e da construção de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.

Definições – Após o desfazimento da frente de honra, Tiago e Rosselane ministraram palestras sobre os temas centrais da conferência. Na sequência, foi formada a mesa diretiva do encontro e aprovado o regimento interno do evento.

Os participantes foram então divididos em grupos de trabalho para discutir três eixos considerados prioritários para o desenvolvimento local: sustentabilidade ambiental; promoção da inclusão social e combate às desigualdades; e inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável. Os debates ocorreram entre o fim da manhã e o início da tarde, com intervalo para o almoço, e culminaram na elaboração de propostas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

As propostas construídas nos grupos foram apresentadas posteriormente em plenária final, apreciadas e submetidas à votação dos participantes. Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados responsáveis por representar Toledo nas próximas fases do processo de discussão e consolidação da Agenda 2030.

Ficou definido que a delegada titular será a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Toledo (Compir), Eliana Teixeira Pinto Massola. Também foram escolhidos como suplentes Daliana Hisako Uemura Lima, Dielson Kleber Pickler (vice-coordenador do Núcleo ODS Toledo) e Rafael Cavalli, servidor público municipal vinculado à Assessoria de Governo.

Segundo Daliana, a conferência teve como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aproximar a Agenda 2030 da realidade local. “A diversidade de ideias apresentadas e a participação dos diferentes segmentos demonstram o comprometimento da sociedade toledana com a construção de um município mais sustentável, inclusivo e equilibrado”, avalia. “As discussões mostraram que Toledo está disposta a pensar coletivamente o futuro e a fortalecer iniciativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável”, destaca a coordenadora. 

Ela observa ainda que as propostas construídas durante a conferência devem contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e para o planejamento estratégico do município. “A realização da etapa livre reforça que a construção de cidades mais humanas e resilientes depende da atuação conjunta entre poder público, iniciativa privada, instituições e sociedade civil”, pontua. “Toledo segue avançando por meio do diálogo, da participação social e do compromisso coletivo com as futuras gerações”, salienta. 

Parceiros – Além da Prefeitura de Toledo, por meio de suas secretarias e da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), apoiaram a realização da conferência a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Paranaense (Unipar), o Centro Universitário Internacional (Uninter), o Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), a Universidade Cesumar, a Faculdade Donaduzzi, o Biopark Educação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o Sicredi Progresso, a Primato Cooperativa Agroindustrial, a Sisbra Energia, a Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Professores do Paraná (APP Sindicato), a Marcha Mundial das Mulheres, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT), o Núcleo Maria da Penha (Numape/Unioeste), a Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná (AEP-PR) e a Comunidade Sanga Pyahu.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2820 – 08/04/2026

Cotações em tempo real