Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudo deve ser feito para a implantação do Banco do Servidor em Cascavel

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O prefeito Leonaldo Paranhos determinou à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel (IPMC) um estudo para a implantação do Banco do Servidor.

A proposta pretende criar uma ferramenta que atenderá às necessidades dos servidores que precisem de empréstimos consignados, possibilitando a obtenção do crédito com juros bem abaixo daqueles praticados pelo mercado financeiro.

O projeto vem sendo trabalhado desde 2018, mas havia a necessidade de uma regulamentação, o que aconteceu por meio de uma portaria que possibilita a criação do Banco do Servidor. 

Grande parte dos servidores utiliza a modalidade de empréstimo consignado, sempre que necessita e, muitas vezes, paga taxas elevadas de juro. A proposta do prefeito é usar parte dos recursos do Fundo para Aposentadoria para emprestar aos próprios servidores. A portaria determina que podem ser usados de 5% a 10% do fundo, que atualmente ultrapassa os R$ 400 milhões. 

“A gente vai ajudar o servidor, fazendo com que ele pague uma taxa muito menor e ao mesmo tempo garantir uma remuneração maior para o IPMC. Acho que é uma saída inteligente e nosso servidor merece essa ferramenta”, afirma Paranhos.

Os mais de R$ 400 milhões de reserva garantem a aposentadoria dos servidores que irão se aposentar após prestarem seus serviços ao Município. Para evitar perdas com a inflação, os recursos são aplicados, mas por prudência o prefeito Paranhos recomendou ao IPMC que os investimentos sejam feitos nas chamadas aplicações moderadas.

“Você pode até colocar numa instituição que pague um pouco mais, mas o risco é muito grande. Como nós estamos tendo muitas crises, a gente recomenda que a aplicação seja moderada. A moderada é uma remuneração baixa, mas ao mesmo tempo o nosso servidor paga um valor muito alto e eu, como prefeito, tenho a obrigação de protege-los”, enfatiza o prefeito. 

A ideia é reduzir pela metade os juros e taxas que o servidor paga na hora de contratar um empréstimo consignado. Ao mesmo tempo, o retorno que o Banco do Servidor proporcionará ao IPMC com os juros possibilitará um rendimento financeiro maior que as aplicações atuais.

Fonte: Secom/Pref. de Cascavel

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real